Esta semana resolvi abordar novamente a harmonização, pois além de ter perdido o ceviche do Chefe Fernando Matsushita na cervejaria Curitibana esta semana, devido a reunião na escola, fui convidado a comer caranguejo hoje (sexta-feira, 14 de fev.).
Isso me lembrou que após uma conversa com o Fernando, lhe emprestei meu livro “A mesa do mestre cervejeiro” de Garret Olivier. Falávamos justamente sobre estas questões mais técnicas sobre a harmonização da cerveja com o ceviche.
Então, resolvi abordar a harmonização, mas focando mais em cervejas de uma escola que particularmente adoro, que é a escola belga!
A escolha desta escola se deve ao fato de as cervejas de menor perfil sensorial não servirem para acompanhar um belo prato, mas se existe um tipo mais específico de cerveja que harmoniza perfeitamente com a gastronomia, este seria referente às cervejas belgas.
Quando existe um casamento entre uma cerveja de qualidade e uma gastronomia de primeira, fica tudo perfeito, pois alguma coisa acontece quando a bebida e a comida se encontram na boca. Esta junção torna a experiência gastronômica inesquecível!
Muitas dessas coisas são possíveis de se fazer em casa, sem maiores complicações. E isso com entrada, prato principal e até uma sobremesa, tudo harmonizando com as maravilhosas cervejas belgas, para encantar e fazer bonito com amigos e parentes.

Por exemplo, uma cerveja belga do estilo Fruit Beer pode muito bem ser servida já com a entrada, que pode ser um belíssimo patê de fígado de frango, geleia de frutas vermelhas e torradas.
Algumas destas cervejas estilo Fruit Beer trazem a adição de cerejas, que as torna um pouco mais adocicada e com uma deliciosa acidez, que é bem refrescante. Normalmente estas cervejas apresentam baixo teor alcoólico, tornando-as perfeitas para esta abertura das refeições. Por muitas vezes, podem servir de aperitivo para abrir o apetite, enquanto se espera pelo prato principal. Sua acidez, carbonatação e teor alcoólico, apesar de baixo, ajudam a cortam a gordura do patê, limpando o palato para mais uma porção.
É possível dizer que também harmoniza por semelhança, quando se observa seu sabor acentuado da cereja, se for o caso, que é adocicado e ácido, com a geleia de frutas vermelhas. Mas, ainda pode existir o contraste, quando se observa o contra ponto existente entre o doce da bebida com o salgado do prato, fato que cria uma combinação também interessante.

Para formar um par perfeito, imagine juntamos uma cerveja Saison com um belo ceviche de camarão e peixe, guarnecido por batata doce (chip ou cozida). O estilo Saison é bastante versátil para acompanhar a culinária.
Esta cerveja costuma ser bastante refrescante, muito saborosa, apresentando um perfil aromático frutado e um paladar que é ligeiramente amargo e ácido. O seu final mais seco a torna perfeita para harmonizar com o tradicional caldo cítrico do ceviche.
A acidez da Saison e a maresia do ceviche dão as mãos para uma experiência muito interessante, harmonizando por contraste. Já no caso da intensidade, a harmonização também é interessante pois tanto a cerveja como o ceviche possuem intensidade moderada, a qual favorece que nenhum sabor se sobreponha ao outro. Também, nesse caso a carbonatação da cerveja ajuda cortar a gordura do azeite.
Outra cerveja que vai bem com frutos do mar, apesar de não ser belga, é alemã no estilo Weizen ou Weiss, uma cerveja de trigo e alta fermentação (Ale), que apresenta aromas e sabores frutados, que lembram banana e Tutti Frutti, que também podem ser levemente condimentadas (cravo). Com sua boa carbonatação, ajuda a limpar o paladar.

Para a sobremesa, uma cerveja Dark Strong Ale ou Quadrupel, que são estilos escuros e riquíssimos tanto em complexidade como em intensidade, apresentando alto teor alcoólico e que harmonizam com um belo mousse de chocolate meio amargo, preferencialmente belga, que fecha a refeição com chave de ouro!
Aqui tudo começa com o corte da gordura do chocolate pela combinação da carbonatação, do álcool e também do amargor da cerveja, que limpam a boca para uma nova garfada de prazer. A harmonização por semelhança de sabores e dos aromas tostados da cerveja e do chocolate vem em seguida.
Já o contraste de aromas e sabores condimentados e de frutas secas escuras, como as passas, também trabalham muito bem com a intensidade da mousse.
Espero que vocês aproveitem e provem estas possibilidades, bem como façam os seus próprios testes, pois novamente quero lembrar que cada um tem seu próprio paladar, portando descubra o que e cai bem e busque novas experiências sensoriais.
Cheers!!!
Quanto aos próximos eventos, já que estamos próximos do carnaval, temos o seguinte:
Churrascada Maniacs #1
Data: 15/02/20
Horário: das 11:00 às 18:00
Local: Maniacs Brewing Co. (Cervejaria e Bar Maniacs) – Av. Munhoz da Rocha, 1049, 80030-475 Curitiba
Mais informações: https://www.facebook.com/
Pré Carnaval 365
Data: 15/02/20
Horário: 11:00 a 21:00
Local: Cervejaria 365 – Rua Salgado Filho, 2650, 83324010 Pinhais
Mais informações: https://www.facebook.com/
Lançamento da Vaiss Jalapeño
Data: 15/02/20
Horário: a partir das 15:00
Local: Cervejaria Coice da Mula – Av. Maringá, 976, 83324-442 Pinhais
Mais informações: https://www.facebook.com/
Hendrix IPA DAY
Data: 15/02/20
Horário: das 14:00 às 23:00
Local: Hendrix Brew House – R Alberto Bolliger, 721, 80.030-280 Curitiba
Mais informações: https://www.facebook.com/
Degustação de Cervejas – Granaio di Bacco
Data: 18 de março
Horário: 19h30 às 21h30.
Local: Granaio di Bacco (Shopping Jardim das Américas, piso 2)
Investimento: R$ 125,00 por pessoa.
Reservas pelo telefone (41) 99911-8385 ou diretamente na loja.
Samba da Beer Mad
Data: 19 de fevereiro
Horário: das 19:00 às 23:00
Local: Beer Mad – Av. Iguaçu, 4399 – Curitiba
Mias informações: https://www.facebook.com/
CarnaVosge 2020
Datas: 22 de fevereiro a partir das 12:00
25 de fevereiro a partir das 17:00
Local: Cervejaria Vosgerau – rua Julio César Setenareski, 350, 83085-290 – São José dos Pinhais
Mais informações: https://www.facebook.com/
Aniversário 2 anos BVDR
Data: 29 de fevereiro
Sábado, 29 de fevereiro de 2020 às 16:00
Local: Belvedere Beer Club – Rua México, 483, 82510-060 Curitiba
Mais informações: https://www.facebook.com/
4º Festival da Cerveja Artesanal em Pinhais
Data: Sábado, 28 de março de 2020
Horário: das 12:00 às 20:00
Local: Av. Camilo di Lellis esquina com R. Trinidad e Tobago – Pinhais
Mais informações: https://www.facebook.com/