Campanha Dezembro Verde busca sensibilizar sociedade sobre o abandono de animais

animal
Foto: Divulgação

 Dezembro Verde: um mês de reflexão e atividades educativas para prevenir o abandono. Novembro e dezembro são os meses com maior índice de de animais abandonados nas ruas devido às férias e festas de fim de ano. A Organização Mundial da Saúde estima que só no Brasil existam mais de 30 milhões de animais nesta situação, cerca de 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos. Em cidades de grande porte, como Curitiba, para cada cinco habitantes há um cachorro. Destes, 10% estão abandonados.

Um estudo realizado nos Estados Unidos, encabeçado pelo professor Doutor Mo Salman, da Universidade do Colorado, traça um perfil por trás das principais motivações para o abandono de animais. Entre as causas mais comuns por lá estão alergia, problemas pessoais ou um novo bebê na família. Pela vivência como protetora, Fabiane destaca dois motivos comuns para abandonos por aqui: mudança de endereço e viagens. “Quem acolhe um animal dentro de casa tem que saber que esse acolhimento tem que ser até o fim da vida do animal”, afirma Fabiane Rosa. Por isso, o mês será de reflexão sobre a adoção de pets e de requisitos a observar antes de assumir o compromisso de ser tutor de um animal: “é preciso entender que junto do animal vêm as necessidades dele e existe a necessidade de estar disposto e ter condições de arcar com esse compromisso”, afirma.

Abandonar animal é crime

A Lei Municipal 13.908 de 2011, que dispõe sobre maus-tratos a animais, penaliza o abandono em qualquer circunstância. A multa administrativa varia de R$ 200 a R$ 200.000, dependendo da gravidade da situação e da existência ou não de agravante ou reincidência. Maus-tratos também são considerados crimes ambientais passíveis de pena de detenção de três meses a um ano, segundo a Lei Federal 9605/1998.

**

Via: Luciana Penante

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui