Cebiche, cerveja e novos eventos!

Cebiche
Foto: Divulgação

Depois de ministrar aulas pela manhã e de uma reunião muito bacana à tarde, nesta quarta-feira pude descansar um pouco na parte da noite, degustando algumas belas cervejas, provando um belíssimo e delicioso Cebiche em excelente companhia.

Sempre na primeira quarta-feira do mês, a Cervejaria Curitiba promove a Noite do Cebiche em parceria com o restaurante Peruano. Assim, o Chef Fernando Matsushita traz toda a sua experiência para esse maravilhoso prato, feito especialmente para quem prestigia a loja.

Os temperos utilizados tornam o prato uma experiência muito interessante, principalmente pela utilização da pimenta Rocoto (Capsicum pubescens). Nesta edição o chef Fernando nos proporcionou uma deliciosa experiência com esta pimenta.

Ela apresenta um sabor muito bacana e um calor na medida certa, sendo que a sua ardência leva alguns segundos para aparecer. Não pude acompanhar a elaboração do prato, mas as sementes desta pimenta são pretas e a pimenteira pode produzir pimentas por mais de 10 anos.

Quando se pensa nas possíveis experiências em termos de harmonização deste que é um dos meus pratos prediletos, com as cervejas que são dispostas no Tap List da loja, que é muito bem elaborado pelo Beto Glaser, proprietário, as coisas ficam melhores ainda.

Como sempre coloco nos meus textos sobre harmonização, existem as regras e conceitos de harmonização das cervejas artesanais com os pratos da culinária, mas a criatividade e o paladar muito específico e pessoa, de cada pessoa é que deve mandar nas suas buscas por experiências diferentes.

Neste prato eu estava acompanhado de uma amiga que também adora pimentas, e pedimos nível 3 em nossos Cebiches. Vale lembrar que a medida de calor (picância/ardência) é escala Scoville, sobre a qual já abordei em texto anterior também, é interessante dizer que a Rocoto está entre 30.000 e 100.000, ou seja, entre as Habaneros e Scotch Bonnets.

Eu comecei degustando a belíssima Keller Beer Cruzeiro, da qual já comentei em mais de um texto da coluna, uma cerveja leve, bastante saborosa e aromática. Mas, como sou maluco por pimenta, este estilo não trabalha muito forte em relação à suavização da capsaicina, que é o elemento que determina o calor de uma parte das pimentas.

Porém a experiência foi super interessante, principalmente por eu gostar de apresentar estilos novos para pessoas que não conhecem. Neste caso a Keller foi muito bem recebida pela minha amiga que gosta muito de uma “pilsen”.

Depois eu passei para a mais deliciosa, das cervejas do Tap List, cerveja que informei sobre o lançamento no texto da semana (https://vrnews.com.br/trooper-day-e-os-lancamentos-da-semana/) passada, a Passione Jasmine, com toda a sua explosão de frutas, tanto no sabor quanto no aroma, e com a sua a assertiva acidez. Esta foi outra cerveja aprovada pela nova degustadora de cervejas artesanais.

Esta cerveja harmonizou de maneira bastante interessante com o Cebiche, por semelhança de características. Neste caso foi a acidez da comida com a acidez da cerveja. Como é uma cerveja bastante leve e a carne é bastante leve, tudo fica mais interessante. Principalmente quando um dos criadores e produtores desta cerveja está ao seu lado.

O João Hespanha chegou com sua adorável esposa e pudemos conversar bastante sobre diversas coisas, inclusive sobre a quantidade imensa de frutas que foi adicionada na produção da Passione. Já falei para vocês ficarem de olho nesta cervejaria e aguardem novidades e maiores informações sobre eles.

Depois eu parti para a Masmorra Perverse que é uma Double Kveik NE IPA da qual informei o lançamento há umas três semanas no texto sobre Rotas Cervejeiras. Esta é uma cerveja interessante, pois apresenta um baixo amargor, sendo mais acessível para os não tão apreciadores de lúpulo, porém com 8,2% de teor alcoólico.

Nenhuma das cervejas interferiu exageradamente no prato, mas a melhor opção foi realmente a Passione. Recomendo que vocês deem uma passada na Cervejaria Curitibana para degustarem pelo menos estas três opções de cerveja, principalmente porque o lote de Cruzeiro está acabando. Ela poderá ser encontrada novamente no mês que vem.

Para mais informações dos eventos e Tap List da Cervejaria Curitibana, assim como dos novos projetos que estão sendo elaborados, vocês podem encontrá-los:

Instagram: https://www.instagram.com/cervejariacuritibana/?hl=pt-br

Facebook: https://www.facebook.com/cervejariacuritibana/

Untappd: https://untappd.com/CervejariaCuritibana/beer

Rua Nestor Victor, 400 – Água Verde, Curitiba – PR, 80620-400

Telefone: (41) 3345-2962

A seguir, eu gostaria de deixar aqui o lembrete de alguns eventos que prometem trazer novidades interessantes.

O Dia das Crianças está chegando e a Cervejaria Curitibana quer fazer uma ação beneficente em parceria com cada um vocês.

Do dia 25/09 até o dia 10/10, eles querem arrecadar fraldas (0 a 3 anos) e leite em pó, para doar às crianças do Lar O Bom Caminho. Assim, cada um que fizer a doação, vai levar um copo de Pint Cruzeiro, pelo preço de um Half.

https://www.facebook.com/cervejariacuritibana/photos/a.1939036196367407/2403690069902015/?type=3&theater

Cerveja
Foto: Divulgação

No dia 10 de outubro acontecerá o pré-lançamento da Acid Blood, uma Sour resultado de uma parceria da Bastards Brewery com a Cervejaria Metanoia. O lançamento oficial acontece em Brasilia, no dia 12/10, na Cervejaria Metanoia.

Quanto aos detalhes da Acid Blood, ea é uma Imperial Sour, com acidez na medida, 9% de teor alcoólico e adição de goiaba, framboesa e cascas de toranja. Um cerveja que promete ser intensa em sabores e aromas.

We Are Bastards Pub fica na Av. Iguaçu 2300, 80240-030 Curitiba.

O link do evento é: https://www.facebook.com/events/3726093437416515/

Cerveja

Foi dada a largada para a 3ª OkThorbierFest! É uma celebração ao modo viking, em um festa regada a muita cerveja e hidromel Yggdrasill!

 

Ainda, quem prestigiar o evento poderá curtir a arte em madeira de Rudwood e suas icônicas canecas artesanais, muita música folk escandinava com a banda Clan Mac Norse, e os desafios:

⚔      Hot Wings: comer coxinhas de frango apimentadas, bebendo Ogre Chaparrita (Witbier com pimenta);

⚔      Beer Sommelier: provar e acertar o máximo de estilos de cerveja em menos tempo;

⚔      Horn challange: beber um horn de chope em menos tempo.

 

Quando: Sábado, 19 de outubro de 2019 de 12:30 a 23:00

OndeCa’dore Comida Descomplicada – Av. José Gulin,105 – Bacacheri, 82600360 Curitiba

O link do evento éhttps://www.facebook.com/events/443341169633821/

 

Espero que vocês aproveitem as informações.

 

Cheers!!!

Jorge MarcondesJorge Marcondes e analista de sistemas por profissão e especialista em tecnologias educacionais, graduado e mestre em administração de empresas, professor de graduação e especialização no ensino presencial e a distância, degustador contumaz e apaixonado por cervejas artesanais e caseiras. Colunista do portal VRNews desde 2014 e agora do Expresso Livre, abordando o universo das cervejas caseiras e artesanal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui