O Centro de Esporte e Lazer Ney Braga se transformou em um grande tabuleiro nesta sexta-feira (15), com o realização da 3ª etapa do Circuito de Xadrez de São José dos Pinhais. O evento quebrou recordes ao contar com a participação de aproximadamente 1.500 enxadristas, todos estudantes de mais de 100 instituições de ensino do município, que se enfrentaram em mais de 3 mil partidas.
O torneio é resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de Esporte e Lazer (SEMEL) e de Educação (SEMED), e tem como missão fortalecer e difundir o xadrez nas escolas, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais e afetivas dos participantes. O xadrez é considerado um esporte cerebral e aprimora diversas habilidades, como raciocínio lógico, memória, concentração, espírito de equipe, autonomia, tomada de decisão, resiliência e resolução de problemas.
O secretário da SEMEL, Andrei Gondro, destacou a importância do evento e explica que o objetivo do circuito é fortalecer e difundir a prática do xadrez no município. “No Clube de Xadrez de São José dos Pinhais, os alunos têm a oportunidade de participar de aulas pela manhã, tarde e noite. Além disso, os talentos são selecionados para representar o município em competições estaduais, nacionais e até mesmo internacionais”.
Uma das estrelas presentes no evento foi Ellen Larissa Bail. A vice-campeã brasileira de xadrez já participou de diversas competições nacionais e internacionais, e enfatizou a importância do circuito.
“Comecei a jogar com 6 anos, aprendi na escola e participei de eventos semelhantes a esse em Santa Catarina. Meu professor percebeu meu talento e me recrutou para competições estaduais e nacionais, onde desenvolvi meu amor pelo xadrez. É uma honra estar aqui porque me lembra de onde eu vim e este é um ótimo evento de incentivo ao esporte”.
Além de promover a competição saudável, o Circuito de Xadrez de São José dos Pinhais destaca-se por nutrir o intelecto e o espírito esportivo dos jovens, mostrando que o esporte vai muito além das peças e tabuleiros, sendo uma ferramenta valiosa para a educação e o desenvolvimento pessoal.
Para o secretário da SEMED, Aldrian Matoso, o evento não apenas celebra o jogo milenar, mas também semeia o futuro de talentosos enxadristas em São José dos Pinhais. “Atualmente, o xadrez é uma parte integral do currículo das escolas municipais, colégios estaduais e instituições privadas do município que incorporam o jogo como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento dos alunos”.
