Coluna Andressa Cor: Vamos conversar sobre etiqueta?

Foto: Divulgação

Por: Andressa Cor 

Muita gente acha que é algo supérfluo, desnecessário, mas o fato é que para vivermos em sociedade precisamos seguir algumas regras e entre elas estão as regras de comportamento. Se no convívio social devemos segui-las, não seria diferente na internet, não é?

Vamos entender:

As regras de etiqueta são como um conjunto de princípios ou normas que demonstram boa educação e bom comportamento. Estas regras definem boas maneiras e bons costumes, tornando a vida cotidiana mais harmoniosa e servindo como um indicador de civilidade, seja pelas vestimentas ou comportamento.

Etiqueta, no sentido de “bons modos”, é derivado da palavra ética. A etiqueta na internet chama-se Netiqueta  (fusão das palavras net + etiqueta).

Vejamos as principais regras de etiqueta na internet:

1- Na hora de escrever uma mensagem (seja um e-mail profissional ou uma conversa em rede social), evite escrever o texto todo ou parte dele com letras maiúsculas.  “ESCREVER EM LETRAS MAIÚSCULAS FAZ PARECER QUE VOCÊ ESTÁ GRITANDO!”

2- Mensagens chatas: Evite enviar mensagens de propagandas não-solicitadas, “correntes” e outras mensagens do tipo. Isto é muito desagradável.

3- Emoticons: O emoticon é legal quando usado da forma correta: demonstrar sentimentos (e sempre para pessoas mais próximas, nunca em um texto formal/corporativo). Os emoticons não devem ser utilizados como elementos do próprio texto, pois em alguns casos não é possível identificar o que a pessoa quer dizer com aquilo e pode sim, ser mal interpretado.

4- Cuidado com o modo que você passa sua mensagem. Quando estamos conversando pessoalmente com outra pessoa temos vários elementos que demonstram exatamente o que queremos dizer (tom de voz, expressão facial/corporal), mas isso não acontece na internet, portanto, sempre leia e releia seu texto antes de enviar e certifique-se de que não há duplo sentido nem expressões que possam ser interpretadas erroneamente. Em resumo, escolha bem cada palavra a ser utilizada.

5- Na hora de mandar e-mails para mais de uma pessoa, envie em cópia oculta, principalmente se essas pessoas não se conhecem. Além de preservar os receptores,  isso diminui a possibilidade de spams e mensagens indesejadas.

6-  A internet deu voz para muitas pessoas, mas nem sempre essas pessoas têm empatia, conhecimento ou ainda bom-senso para debater alguns temas e acabam ficando ofensivas. No caso de não concordar com alguma publicação, ignore-a ou chame a pessoa que postou no privado e exponha seu ponto de vista (nunca faça isso de forma pública) além de constranger a pessoa que postou e os demais seguidores, pode gerar uma “guerra on-line” o que é totalmente desnecessária. O melhor caminho é ignorar e não tem nada de errado excluir/desfazer amizade ou até bloquear essa pessoa caso a postagem em questão (ou um comentário em sua postagem) vá contra seus princípios.

7- Visualizou uma mensagem, responda! Essa é a regra, nunca deixe uma pessoa/mensagem no vácuo. Se você abriu a mensagem sem querer, num momento não adequado, avise que no momento está muito corrido, mas logo que possível você responderá. Nada mais deselegante que não dar um retorno. Por outro lado, se a pessoa manda muitas mensagens (forçando um contato, uma conversa que você não quer) mande uma mensagem agradecendo as mensagens e explicando que é comum você demorar para responder e não abra mais as mensagens dessa pessoa (deixe a curiosidade de lado), uma hora ela vai entender o recado.

8- Quando postar fotos, não marque pessoas que não estão na mesma, muito menos pessoas que você não tem intimidade nem são do seu ciclo de amizade. Marcar pessoas em fotos de sorteios e promoções sem que elas tenham te autorizado, não preciso nem falar que é um não definitivo, ok??

9- Colocaram você em um grupo ao qual você não quer participar, saia! Mande uma mensagem para quem te colocou explicando que não é seu foco e no momento você não quer participar/pode ou não tem tempo. Mas, está em um grupo no qual você quer participar antes de disparar mensagens, entenda o funcionamento dele. Muitos grupos têm documentos com regras e orientações aos participantes. Na dúvida, sempre pergunte para os administradores as regras. Embora a maioria das pessoas deixe os grupos silenciados, é importante entender que não é adequado enviar mensagens muito cedo ou muito tarde (exceto se o grupo tiver essa dinâmica, mas sempre analise antes)

E para finalizar esse tema, etiqueta ou netiqueta é uma questão de bom-senso. Lembre-se: “faça para os outros o que você deseja que façam para você”. Ser gentil e agradável não é uma obrigação, mas com toda certeza abre portas, cria amizades e deixa tudo muito mais agradável.

*Andressa Cor é publicitária de formação, maquiadora, consultora de imagem e fotógrafa, apaixonada por chocolate, cães, e claro, maquiagens e moda/comportamento.

www.andressacor.com.br

@andressa_cor (redes sociais)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui