Coluna Lenice Guedz: Plantas Tóxicas para Animais

Pet da autora ( Isabela )

Por:Lenice Guedz

Algumas plantas ornamentais que cultivamos em casa, muitas vezes parecem inofensivas, mas vou apresentar algumas especiais que devemos deixar longe nos nossos pets, pois quando ingeridas se tornam tóxicas.

Palmeira Cica (Cycas Revoluta)

Foto: Divulgação

Ela possui tem 3 toxinas: Cicasina, Beta-metilamino-L-alanina e uma terceira toxina, aparentemente ainda não identificada. Embora as sementes sejam especialmente palatáveis aos animais, todas as partes da planta são consideradas altamente tóxicas para cães, gatos, cavalos e outros animais, podendo inclusive levar a óbito.

Azaleia

Foto: Divulgação

A azaleia é uma planta que fascina pela beleza de suas flores e que, por causa
disso, pode ser facilmente encontrada dentro de casas e em jardins. No entanto,
o seu nível de toxidade varia de moderado a grave, podendo causar: vômitos,
salivação intensa, perda de apetite, diarreia, arritmia cardíaca, queda de
pressão, convulsões, cegueira, fraqueza, tremores e até mesmo coma.

Mamona

Foto: Divulgação

A ingestão dessa planta começa a aparecer no sistema nervoso do animal depois de cerca de 24 horas. Todas as suas sementes são tóxicas. Os sintomas desencadeados são: náuseas, vômitos, cólicas abdominais, secura de mucosas, hipotermia, taquicardia, vertigens, sonolência, torpor e em casos mais graves, coma e óbito.

Esporradeira

Foto: Divulgação

A espirradeira possui folhas rústicas e flores variadas encontradas em diversas cores, como rosa, amarelo, branco e vermelho. Também muito usada para ornamentar jardins, possui todas as suas partes tóxicas. Com sintomas que variam desde vômitos, diarreia, arritmias, dispneia até paralisia, como e consequentemente a morte do animalzinho.

Lírio

Foto: Divulgação

Planta frequentemente usada como ornamento, principalmente por suas flores aromáticas. Todas as suas espécies são consideradas tóxicas, e a sua ingestão pode ocasionar irritação nos olhos, oral e de mucosas, pele seca e avermelhada, agitação psicomotora, dificuldade de engolir, alucinações e delírios e problemas respiratórios.

Coroa de Cristo

Foto: Divulgação

Encontrada como proteção em cercas viva, sua toxina está presente no látex irritante que exala da planta. Ao entrar em contato com seu animal de estimação, a seiva leitosa poderá provocar reações inflamatórias (dor, vermelhidão e inchaço). Caso em contato com os olhos, poderá provocar até mesmo cegueira.

Bico de papagaio

Foto: Divulgação

O bico-de-papagaio também possui uma seiva que provoca muitos danos, como lesão na pele e mucosas, queimação e coceira, náuseas, vômitos e gastroenterite. É comum na época de Natal, muito usada para combinar com a decoração de fim de ano. Mas poucas pessoas sabem do potencial venenoso da planta, fazendo com que casos de envenenamento se tornem comuns nessa época.

Há também várias outras plantas que são tóxicas cito aqui mais algumas que também podem causar danos aos animais:
• Glicínia
• Costela de Adão
• Antúrio
• Violeta
• Hibisco
• Avenca
• Fumo Bravo
• Dedaleira
• Beladona

Se você tem um pet, antes de adquirir a sua planta é que pesquise se ela não fará mal a seu filho de 4 patas e mantê-la longe de seus Pets.

EMAIL : leniceguedz1@gmail.com

FACEBOOK: Guedz Vida Organiza

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/guedz_vida_organizada/

WHATSAPP:41991660806

SITE: www.guedzvidaorganizada.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui