Coluna Vera Rosa: Março, o mês é todo delas.

Juliana Souza (Grupo Lady's) Ethiene Salido (Clube Bem Sucedidas), Gisele Camargo (Empodera Mulher), Vera Rosa (Clube Mulheres de Sucesso), Silvania Souza (Juntas Somos Mais), Fernanda Oliveira (Núcleo da Mulher Empresária) Foto da capa do Jornal Folha da Mulher que além de homenagear as mulheres ainda comemora os 10 anos de circulação ininterrupta em São José dos Pinhais. Foto: Fran Cantido

Por: Vera Rosa

Mulher é bicho esquisito
Todo o mês sangra
Um sexto sentido
Maior que a razão

Gata borralheira
Você é princesa
Dondoca é uma espécie
Em extinção

Por isso, não provoque
É cor de rosa choque

É com esse trecho da música de Rita Lee, do ano de 1982, que comecei a escrever este texto. Pois temos muito ainda o que falar sobre a “Mulher”, mas faltaria páginas. Então a melhor forma que achei de neste ano homenagear as mulheres da minha cidade, foi buscando em algumas, seu exemplo de trabalho, de dedicação e ouvi-las, como elas se sentem a respeito da sua profissão. E ai surgiu essas mulheres, que são incríveis.

No meu instagram @verarosaoficial durante este mês teremos também uma série de vídeos que te convido a assistir e conhecer.

Meu agradecimento também ao Jonhy Pablo, diretor desta jornal, pela honra de estar junto com mais cinco mulheres que como eu, busca dia a dia, fomentar o trabalho, a força e o desenvolvimento das mulheres são-joseenses e da região.

Para cada mulher de São José dos Pinhais, Paraná e Brasil, o nosso mais sincero Feliz Dia Internacional da Mulher!!!! Feliz Mês da Mulher!!! Feliz Todo Dia da Mulher!!!!!

Fabiane Costa Mussi. Empresária, casada, mãe de dois filhos.

“Ser mulher em primeiro lugar é se realizar no trabalho. Meu trabalho é tudo na minha vida. Sou a mulher mais realizada do mundo, tenho dois filhos lindos e um marido que me valoriza. Trabalho na área de vendas de veículos e com a minha sensibilidade e empatia faço sempre o meu melhor para que meus clientes saiam daqui satisfeitos com a sua compra. Sou decidida e realizada, não me deixo abater.” (Foto: Arquivo Pessoal)

Luiza Mara Domingues Pessoa. Chef de Cozinha

Casada com o também chef Taylor Moresco Matheus, mãe da Jennifer Carolina e do Joao Vitor

“Ser mulher, chef de cozinha; Ainda hoje na atualidade com tantos obstáculos, críticas e algum tipo de preconceito sinto que conquistamos nosso espaço, amo ser mulher chef de cozinha, todo o esforço e dedicação são recompensados.  Quando eu estou cozinhando transmito todo o meu amor, isso faz vibrar o coração de uma cozinheira. (Foto: Arquivo Pessoal)

 Dra Adriana Desiree Batisti. Otorrinolaringologista, é casada e mãe de uma linda adolescente.

“Medicina também é carinho e compreensão. Para mim, exercer a Medicina é olhar para os pacientes muito além da patologia. É, sim, trabalhar para sanar males, mas também é saber como receber, ouvir e compreender o outro: praticar Medicina é promover saúde com dedicação e carinho! Otorrinolaringologista formada há́ 25 anos pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná́, desde então minha rotina tem sido de muito trabalho, pois atendo em diversos locais. Ao final de cada dia, a sensação de dever cumprido perante os pacientes é o que mais me realiza. (Foto: Arquivo Pessoal)

Shirlei Adriana Chiodi Souza, casada, mãe de dois filhos.

“Ser mulher na minha profissão é ter responsabilidades. É acordar todos os dias com coragem e atitudes incansáveis para fazer a diferença na vidas das pessoas, para que elas possam se sentir bem. É acordar com fé que tudo vai dar certo pois nem tudo acontece como queremos. Agradeço a Deus por colocar em meu caminho pessoas boas que dão me oportunidade de ser cada dia melhor.” (Foto: Arquivo Pessoal)

Fatima Sebastiana de Paula. Vereadora, mãe da Josi Carla.

“Ser mulher na política não é fácil, tivemos um avanço mais está paralisado, o Brasil é um dos países que menos tem a representação feminina em todas as esferas do Senado, na Câmara de vereadores, isso faz com que para sermos ouvida não basta falar, muitas vezes temos que gritar.” (Foto: Arquivo Pessoal)

Jéssica da Cruz. Policial Militar Feminina, casada;

“Ser policial militar feminina: É trocar o salto alto por um coturno. É trocar o vestido por uma farda. É trocar os cabelos ao vento por uma boina. É não ter medo do perigo. É mostrar que não somos o sexo frágil. E… É chegar em casa e ser a mãe amorosa, a esposa atenciosa. É ser mulher guerreira. (Foto: Arquivo Pessoal)

Luciana Diniz Lell – Bombeira, está noiva.

“Ser mulher no Corpo de Bombeiros pra mim é uma superação diária, tanto pessoal quanto profissional; é ser luz na vida das pessoas e a esperança naquele momento de maior dificuldade; é gratidão pelo dom de poder salvar vidas!” (Foto: Arquivo Pessoal)

 Mulheres motoristas de ônibus da Auto Viação São José

Entre essas homenagens tive a oportunidade de conhecer esses seres incríveis. Mulheres que fazem parte do dia a dia do transporte público municipal. E pensa na alegria, na simpatia que fui recebida na Auto Viação São José, a qual agradeço o empresário Murilo Dal Negro, de me permitir entrevista-las.

Eliane Garcia de França: Ser mulher de esperança e vitórias.

Vanderlea frutuoso da Silva: CNH”B” objetivo; CNH”E” pretensão! Fácil?? Nem um pouco, mas, provar à mim mesmo que sou capaz, um sonho realizado, desafio à ser vencido todos os dias. Deus é fiel!

Rosilene Cavalcante de Oliveira: “As pessoas mais motivadas são aquelas que amam o que fazem”

Zilma Taborda: Queremos flores, mas também queremos respeito, igualdade, liberdade de escolha e opinião.

Joelma Lourenço Ferraz: Feliz Dia da Mulher, para todas que têm orgulho de se-lo e sabem representar o gênero com garra, encanto e determinação.

(Foto: Vera Rosa)

Juliana Souza (Grupo Lady’s) Ethiene Salido (Clube Bem Sucedidas), Gisele Camargo (Empodera Mulher), Vera Rosa (Clube Mulheres de Sucesso), Silvania Souza (Juntas Somos Mais), Fernanda Oliveira (Núcleo da Mulher Empresária)
Foto da capa do Jornal Folha da Mulher que além de homenagear as mulheres ainda comemora os 10 anos de circulação ininterrupta em São José dos Pinhais.
Foto: Fran Cantido

 Mulheres de Visão

Quando mulheres se unem para o bem comum, o resultado é incrível. Em São José dos Pinhais, nasceram várias redes femininas que fomentam o empresariado. E num feito inédito, a convite do Johni Pablo, da Folha da Mulher, nos reunimos não apenas para fotos, mas sim, para que pudéssemos contribuir, trocar ideias, conhecimento e cada uma com sua expertise, somar e levarmos aos nosso grupos todo essa soma de benefícios. Um orgulho ter participado desse encontro, que é apenas o início de uma nova história para o empresariado feminino de São José dos Pinhais e Região.

 Homenagem póstuma Valeria Amorim

Ela foi um ícone de fortalecimento das mulheres nos últimos 15 anos. Sua dedicação a fomentar o empreendedorismo feminino, a levou a lugares de honra, como, o de presidente do Conselho da Mulher Empresária, de responsável pela região sul da Faciap Mulher, foi a primeira Mulher no conselho diretor da Aciap- SJP. Em toda sua luta, pelo caminho encontrou mais e mais mulheres, que puderam conviver e receber esse conhecimento que ela tinha sobre a vida, sobre o mundo e sobre ser mulher.

Sua contribuição era diária. Incansável quando se tratava de projetos ou ações que cuidavam das mulheres.

Este ano ela partiu! Deixando uma lacuna. Porém deixando seu legado.

Nunca esqueceremos o quanto ela foi importante para São José dos Pinhais e para o Paraná. Valéria Amorim, estará sempre em nossos corações.

“Gratidão imensa, Valéria, por tido a oportunidade de conviver com você, e ter feito parte de um pedaço, mesmo que pequeno, dessa trajetória voltada a mulher. Que lá do alto céu, você possa ver a grandeza do que você deixou aqui pra todas nós. Descanse na glória no Pai eterno.”

Três amigas se uniram para em busca do mesmo objetivo: ajudar pessoas a encontrar saúde, bem estar e auto conhecimento.

Mauren Brandão (saboaria criativa e terapeuta): “O Segredo é ser diferenciada”.

Carolina Ferreira (Aromaterapeuta):
“Aromaterapia é muito mais que frascos e gotas… é sobre a sensibilidade e intuição!”

Shày Borges (Terapeuta Integrativa):
“Ser Luz… Não é sobre brilhar e sim sobre iluminar caminhos!”. (Foto: Arquivo pessoal)

Fico feliz em ser a primeira prefeita de São José dos Pinhais, principalmente pela oportunidade de abrir caminhos para que outras mulheres também possam assumir papéis de liderança. É ainda, gerir com carinho e responsabilidade, atuando com base em princípios e valores para fazer a diferença na vida das pessoas.

 

Vera Rosa é empresária, apresentadora de TV, CEO do Portal VRNews e do Clube Mulheres de Sucesso Paraná. Relações Públicas e cerimonialista.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui