Começando 2020!

Cebiche
Foto: Divulgação

Como primeiro texto deste novo ano, é importante se fazer algumas reflexões!

 

Vamos começar com as novidades em termos da elaboração dos rótulos das cervejas, fato que deve deixar um pouco mais claro para o consumidor, o que de fato ele está bebendo. A esperança é que esta medida possibilite a melhora em termos da qualidade dos produtos.

 

Para conhecer melhor as novidades regulamentares é preciso conhecer a Instrução Normativa (IN) 65 que de certa maneira “atualiza” o Decreto nº 9.902/2019 que foi publicado em julho do ano passado, no qual constam informações sobre o Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ) das cervejas.

 

Como forma de divulgação da cerveja artesanal, é possível observar uma consolidação de grandes eventos, como o Mondial de la Bière, o Slow Brew, o IPA Day e o Festival de Blumenau. Aqui em Curitiba e Região Metropolitana observamos uma certa redução do público em alguns dos eventos, mas mesmo assim eventos como os elaborados pela cervejaria Way e pela Procerva ajudam aqueles que ainda não conhecem muito bem as cervejas artesanais a entenderem um pouco mais sobre elas.

 

Acredito que este esvaziamento acontece devido à quantidade de eventos menores que surgiram, realizados por lojas e bares especializados em cervejas artesanais. Todo o esforço realizado para a divulgação das cervejas artesanais é extremamente bem vindo.

 

Outro ponto importante é observar melhor a qualidade das cervejas disponíveis, pois muitas cervejarias não estão conseguindo encontrar um padrão para suas cervejas e os consumidores mais antenados já começam a perceber as diferenças que existem entre os lotes de muitas cervejas que estão no mercado.

 

A preocupação das cervejarias deve ser muito grande no que concerne ao que o consumidor de suas cervejas desejam. Aquelas que não se colocarem mais próximas dos clientes e dos parceiros, que são os bares e lojas, terão muito mais problemas, pois quem já está mais próximo das cervejas artesanais e já visou fã de algumas marcas, está deixando de consumir outras que não estão se adequando. O consumidor está cada dia mais exigente.

Cebiche
Foto: Divulgação

 

Outro fato interessante e que está ligado aos eventos, refere-se às ações de lojas e bares que estão disponibilizando eventos menores e mais tranquilos, nos quais os clientes podem aproveitar mais e de maneira muito melhor, sem aglomerações e filas enormes.

 

Por exemplo, a Cervejaria Curitibana que fica no bairro Água Verde em Curitiba, está com uma parceria com o prestigiado chefe Fernando Matsushita do restaurante peruano, fazendo Cebiche todas as quartas-feiras de janeiro e fevereiro.

 

No ano passado começaram fazendo somente na primeira quarta-feira de cada mês, mas o evento deu muito certo e agora semanalmente existe essa possibilidade. Quem prestigiar verá o chefe preparado o prato na hora e ainda pode degustar deliciosas cervejas artesanais, incluindo a já famosa Keller Cruzeiro.

 

Já para este final de semana, no dia 25 (sábado) haverá o Beer Day do Mestre Cervejeiro Av. das Torres, que está cheio de atrações interessantes.

 

No TAP LIST, as torneiras externas apresentam cervejas das seguintes cervejarias locais:

– Alright Brewing Co. (Alright Beer);

– Cervejaria Masmorra (Cervejaria MasmorrA);

– Cervejaria Swamp (Swamp Brewing Ltda);

– Cervejaria Terraço (Cervejaria Terraço);

– Ignorus Cervejaria (Ignorus Cervejaria).

Cebiche
Foto: Divulgação

 

Você encontrará também o Trucks Mountain Burger com hambúrguer e porções, o Pastel Leal com seus deliciosos pastéis e incríveis churros.

 

Para alegrar a festa, a boa música é ao vivo e com os cantores:

– Duo Fora de Órbita (Marcelo Aquino);

– Marcela Juk (Marcela Juk Cantora).

 

E para a criançada, cama elástica. É importante lembrar ainda, que a entrada é gratuita, não se esqueça de chamar seus amigos e prestigiem.

 

Cheers!!!

 

**

Jorge Marcondes e analista de sistemas por profissão e especialista em tecnologias educacionais, graduado e mestre em administração de emprceesas, professor de graduação e especialização no ensino presencial e a distância, degustador contumaz e apaixonado por cervejas artesanais e caseiras. Colunista do portal VRNews desde 2014 e agora do Expresso Livre, abordando o universo das cervejas caseiras e artesanal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui