Começou, em Pinhais, o Campeonato Paranaense de Basquete em Cadeira de Rodas9

Fonte: Prefeitura de Pinhais 

Começou no último sábado (21) a 1ª etapa do Campeonato Paranaense de Basquete em Cadeira de Rodas. Seis equipes, do interior do estado à Região Metropolitana de Curitiba, incluindo a Titãs de Pinhais (Instituto Reagir), participaram da primeira rodada de jogos no Ginásio Poliesportivo Tancredo de Almeida Neves, no centro de Pinhais. O evento teve o apoio da Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel) e foi aberto oficialmente pela prefeita Rosa Maria. A próxima etapa será realizada em Umuarama, em agosto.

Antes da partida entre Titãs (Instituto Reagir – Pinhais) e Cascavel (APAC – Cascavel), o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Pinhais, Bruno Sítima, ressaltou a importância do paradesporto. “Toda política pública de esporte voltada para a inclusão, não pode deixar o paradesporto de fora. A gente sabe que não é fácil, em questão de materiais, equipamentos, técnicos, estrutura, são todas questões diferenciadas, então a gente precisa muito do apoio do terceiro setor, das equipes, institutos, associações e ongs, então, parabéns a todos os envolvidos, a gente está muito orgulhoso de trazer para Pinhais novamente mais uma etapa do Campeonato Paranaense”, disse.

O presidente da Federação Paranaense de Basquete em Cadeira de Rodas, Carlos Avelar, agradeceu à Prefeitura de Pinhais por mais uma vez trazer o campeonato para o município e às equipes participantes. “Somos 12 equipes inscritas no Paraná, por conta da pandemia o pessoal está voltando agora, mas estamos de novo reunidos com seis equipes aqui. Vai ser um campeonato forte, todos preparados, todos vieram para ser campeão e eu não vejo só um campeão aqui, eu vejo que todos vão brigar para ser campeão, então parabéns aos organizadores, aos técnicos, ao esforço que tiveram de vir até aqui”, declarou.

A cerimônia de abertura encerrou com a fala da prefeita Rosa Maria, que destacou o paradesporto como inclusão social. “Nós ficamos imensamente orgulhosos quando vemos o paradesporto brilhar, levar o nome do nosso estado, do nosso município e de nosso país mundo afora, isso significa que vocês estão demonstrando que o esporte de inclusão precisa ser olhado com mais oportunidade, com mais carinho e com mais recursos. Nós temos investido muito porque entendemos que uma cidade, um país precisa ser preparado para todas as pessoas”, finalizou.

Na arquibancada, o atleta do Coritiba Monster, Alexandre Bandeira, contou sobre o que representa o esporte para ele. “Na realidade, o esporte é mais do que um profissionalismo da parte do atleta, ele é uma forma de incluir as pessoas, porque nem todo mundo se torna atleta de ponta, mas as pessoas que participam, com esse vínculo com outros deficientes, é muito importante para eles voltarem a ter uma rotina, um ciclo, e ter certeza que eles podem ter uma vida ativa. Eu fiquei na cadeira de rodas com 13 anos, em seis meses joguei basquete, o basquete me deu oportunidade de interagir com outros deficientes e voltar a ter uma vida social, sabe? É muito mais do que inclusão”, afirmou.

Resultados

Os jogos da 1ª etapa do Campeonato Paranaense de Basquete em Cadeira de Rodas terminaram assim:

  • Sábado (21/05)

Adefiu/Unipar/Umuarama 52×33 Londrina Pernas Preciosas

Titãs Instituto Reagir 29×59 Cascavel/APAC

Coritiba Monster/ BCR 36×70 Castro BCR/Leões do Iapó

Adefiu/Unipar/Umuarama 50×42 Cascavel/APAC

Londrina Pernas Preciosas 54×62 Castro BCR/Leões do Iapó

  • Domingo (22/05)

Titãs Instituto Reagir 59×58 Coritiba Monster/BCR

Adefiu/Unipar/Umuarama 56×34 Castro BCR/Leões do Iapó

Presenças

Além das pessoas já citadas, participaram do evento os vereadores da Câmara Municipal de Pinhais, Fabrício Souza e Tomé; o representante da Secretaria de Estado de Educação e Esporte e do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Moisés Domingues Batista; a presidente do Instituto Reagir de Pinhais, Neide Araújo; servidores da Semel e equipe técnica da Federação Paranaense de Basquete em Cadeira de Rodas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui