Saúde: como a carne suína pode ajudar na alimentação de pacientes com câncer?

Suina
Foto: Divulgação

Cortes magros e bem cozidos são boas fontes de nutrientes

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, a estimativa é que, entre 2018 e 2019, 1,2 milhão de novos casos de câncer sejam diagnosticados no Brasil. Entre os mais comuns estão o de pele, de próstata e de mama. Além do tratamento, que é delicado e requer cuidados especiais, segundo o Ministério da Saúde, a alimentação é outro fator importante para garantir o sucesso da recuperação.

A dieta nesse período deve ser leve e, principalmente, saudável, com muitas frutas, verduras e vegetais. Mas, isso não descarta a possibilidade de ingerir carne vermelha: a carne suína, por exemplo, possui o menor teor de sódio, se comparada à outras proteínas, e alto teor de potássio (vale ressaltar que cada caso deve ser acompanhado por um profissional da saúde. Ele é quem vai definir a melhor dieta a ser seguida durante o tratamento).

Suina
Foto: Divulgação

O emagrecimento, muito comum durante o tratamento oncológico, prejudica diretamente os músculos. “O fortalecimento traz diversos benefícios ao paciente, como catalisar alguns dos efeitos colaterais, produzir força para que as atividades diárias sejam mantidas de forma independente e reduzir fadigas”, comenta o médico e professor de Oncologia do curso de Medicina da Universidade Positivo, Luiz Antonio Negrão Dias. Grelhados ou assados, os cortes suínos são opções de alimentos protéicos que auxiliam na recuperação da força muscular. A proteína também está associada na melhora do sistema imunológico.“O alimento contribui para o processo de cicatrização, além de conter todos os aminoácidos essenciais para manter o bom funcionamento do organismo”, diz o médico.

Um fator importante que deve ser considerado antes do consumo de qualquer alimento, de origem animal ou vegetal, é que se verifique e confie na procedência do alimento. “Quando os animais, por exemplo, são expostos à condições impróprias, a qualidade do produto é diretamente prejudicada”, explica o gerente comercial Geraldo Signorini.

 

**

Via: Central Press

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui