Como vencer a insegurança?

insegurança medo
Foto: Divulgação

Ao falar em público, estar bem preparado e conhecer a si mesmo fazem toda a diferença

Falar em público é o pesadelo de muitos, mas também é uma arte que pode ser aperfeiçoada através do tempo e prática. Essa aversão muitas vezes é causada por timidez ou insegurança, características assumidas desde a pouca idade, mas que podem ser superadas.

Quem lida com suor ou tremor das mãos, postura corporal rígida, vícios de linguagem e batimentos cardíacos acelerados a cada vez que está na frente de um grande número de pessoas, claramente precisa vencer o medo.

“Existem técnicas e pequenas atitudes que, com o tempo, irão ajudá-lo a melhorar, e, quem sabe, se tornar um grande orador”, conta Sirley Maciel, analista comportamental e especialista em oratória.

Para começar, conhecer o ambiente e a si mesmo é algo muito importante. O ser humano se sente confortável estando em se próprio território. Se você irá se apresentar em um palco, faça dele a sua casa e lide com isso de forma individual. O autoconhecimento também irá diminuir a insegurança, pois terá mais controle de si mesmo, ciente de pontos fortes e fracos, assim como a melhor forma de demonstrar isso ao falar.

“Um dos principais truques para manter o controle é saber medir e manter sua respiração. Tenha o seu ritmo, não deixe o nervosismo ou a adrenalina te dominar”, aconselha Sirley.

Ao estar de frente para o público, tenha em mente que não é necessário ser sério o tempo todo. Use da empatia, do humor e do storytelling com naturalidade! O público se espelha em você, quando você apresenta o tema de forma tediosa, logicamente parecerá dessa maneira a quem assiste, já quando há paixão envolvida, eles irão se envolver com você.

“Por fim, esteja sempre bem preparado e pense positivo, isso faz muita diferença. A mente pode ser seu maior inimigo nesses momentos, então treine-a bem”, finaliza Sirley.

**

Via: Toda Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui