Contra o Novocorona Virús (COVID – 19) criatividade

Foto: DIvulgação

A artista plástica e professora Katia Velo produz desenhos de pontos turísticos de SJP para as crianças pintarem durante a pandemia.
Por Katia Velo

O PIOR VÍRUS É A IGNORÂNCIA
Estamos diante de um dos mais difíceis desafios de todos os tempos! O coronavírus (Covid-19) tirou-nos da inércia, do conforto, ou sensação de bem-estar. E, mais, nos privou de uma das mais elementares necessidades humanas, a socialização. Se para nós, adultos, já é difícil, imagina para as crianças e adolescentes!

Foto: DIvulgação

ESTUDAR É PRECISO
Estudar não deve ser uma obrigação e sim uma grande satisfação e por que não, diversão! Culturalmente usamos a terrível frase: Estudar é obrigação, mas temos e precisamos mudá-la. Que tal usarmos: Estudar é fascinante! Todos nós: pais, professores, sociedade, meios de comunicação, precisamos valorizar a educação e a cultura. A educação deve ser prioridade, sempre!

ROTINA ESCOLAR
Além da escola, o papel dos pais e responsáveis na educação dos filhos é essencial e para ajudar nesta edificante tarefa não é preciso fazer nenhum sacrifício. Na verdade, uma grande dose de boa vontade já ajuda. Por exemplo, demostre interesse nas atividades escolares, pergunte o que eles estão aprendendo, façam paralelo ao momento atual, elogie pequenos progressos. O exemplo é sempre mais importante do que o discurso. É importante que eles se sintam seguros e confiantes, portanto, não é preciso ensinar a matéria, esta é a tarefa do professor, cabe aos pais estabelecer horários e proporcionar rotinas. Professores valorizados refletem numa sociedade mais justa e evoluída.

Foto: DIvulgação

DESENHOS DE SJP
A ideia de fazer os desenhos dos pontos turísticos de São José dos Pinhais surgiu de ideia similar que a APAP/PR -Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná está fazendo com seus artistas associados dos pontos turísticos de Curitiba em ocorrência do aniversário da Capital, celebrado no último domingo, dia 29 de março. Ao finalizar meu desenho, escolhi o Museu Oscar Niemeyer, o MON como carinhosamente o chamamos, resolvi fazer o mesmo para meus alunos na Escola Evolutiva dos pontos de São José dos Pinhais. Estamos todos aprendendo a trabalhar de casa, o que exige ainda mais criatividade. Mas, ao finalizar os desenhos, tive a ideia de disponibilizá-los a quem os desejasse.

Foto: DIvulgação

PONTOS TURÍSTICOS
Os desenhos realizados são: a Biblioteca Pública Schaffenberg de Quadros, o Museu Atílio Rocco, a Catedral São José, os Portais das Colônias Mergulhão e Murici e o Memorial Casarão (antiga Prefeitura). Estou curiosa para ver como as crianças irão pintar os desenhos. Deixo como recado uma frase que me inspira: “Non ducor, duco” expressão em latim, “Não sou conduzido, conduzo”.

Foto: DIvulgação

SOLIDARIEDADE
Na matéria do Meio Dia Paraná (RPC/TV), nesta terça, dia 31 de março, o jornalista Fernando Parracho, apresentou a matéria de crianças que estão fazendo diversas atividades durante a quarentena imposta pela pandemia. Entre elas estava a Elisa de Andrade Aliganchuki (6 anos) toda empolgada em pintar os desenhos dos pontos turísticos de SJP. Estou extremamente feliz. Eu amo morar em São José dos Pinhais e quero que as pessoas valorizem mais a nossa cidade. Este é um sentimento que todos estamos vivenciando cada vez mais, a solidariedade.

Foto: DIvulgação

Mais informações:
www.katiaveloarte.com.br
www.katiavelo.com.br
www.facebook.com.br/katiavelo
www.instagram.com.br/katiavelo
Cel.: (41) 98408-6452

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui