Cuidados no fim do ano

Cuidado
Foto: Divulgação

O fim do ano chegou, e em dezembro todos os que trabalham recebem o 13º Salário e com isso aumenta o volume de dinheiro em circulação e como consequência aumentam também os furtos e roubos.

Por isso é fundamental que todos redobrem a atenção ao saírem para as compras.

Evitem andar com dinheiro em espécie, procurem sempre usar a tecnologia para aumentar a segurança; usem cartões de crédito e cartões de débito, pois em caso de extravio ou roubo, há como cancelar o cartão, mas se perder ou roubarem seu dinheiro, não tem o que se fazer.

Outra recomendação, principalmente para as pessoas idosas é nunca anotarem as senhas nos cartões, pois em caso de furto os ladrões tendo acesso as senhas irão sacar todo o dinheiro da conta e ainda vão usar todo o limite de crédito no cartão causando prejuízo e muitos transtornos as vítimas.

Ao entrarem nas lojas tomem cuidado redobrado com as bolsas e carteiras, pois é comum haver aglomeração de pessoas e fica aquele “empurra, empurra” e é nesses momentos que os ladrões aproveitam para agir, pois as pessoas acabam se “acostumando” com pessoas muito próximas e acaba por nem perceber quando lhe furtam objetos de sua bolsa, sacola, moxila ou “pegam” sua carteira.

Ao andarem na rua, se estiverem com filhos que tenham que segurar pelas mão, redobrem os cuidados porque é comum vermos mães segurando várias sacolas e ainda cuidando dos filhos e com isso se descuidam das bolsas e acabam se tornando alvos fáceis dos malandros.

Outro cuidado com as bolsas é sempre andar com elas “protegidas” com o braço, e sempre as mantenham à frente do corpo e com o fecho do zíper para a frente, pois assim dificultam a ação dos malandros.

E a orientação principal é sempre a mesma, ATENÇÃO REDOBRADA quando estiverem andando em locais com muita aglomeração de pessoas.

E nunca esqueçam, prevenir é sempre o melhor remédio, e para ver outras matérias, e em caso de alguma dúvida ou sugestão de matéria, envie e-mail para coronelcosta181@gmail.com

 

**

Cel Costa Filho

Especialista em Segurança, colaborador do Portal VRNews. Assina coluna toda terça-feira. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade do autor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui