Curtas paranaenses estréiam na Cinemateca de Curitiba

 

Os cineastas Tulio Viaro, Estevan Silvera e Tiomkim exibem Clube da Insônia e Das Cinzas, O Escorpião.

A Cinemateca de Curitiba exibe nesta quarta feira (11) às 20 horas os curtas metragens Clube da Insônia (25’), de Tulio Viaro e Das Cinzas, O Escorpião (08’), de Estevan Silvera e Tiomkim.

O trabalho de Viaro, dirigido e roteirizado por ele, fala sobre três rapazes que aguardam a luz de um casebre se apagar para entrar e roubar. Enquanto isso conversam sobre a vida. O filme traz na direção de fotografia a participação de um dos nomes mais lendários do cinema brasileiro, Carlos Ebert, que fez a fotografia de ‘ O Bandido da Luz Vermelha’ (1968), de Rogério Sganzerla, um ícone do cinema marginal. Filmado em Piraquara traz trilha sonora de Leonel Rocha, da dupla sertaneja Leonel Rocha e Campos. A direção de arte é de Danielle Pie. No elenco Adriano Petermann, Gabriel Gorosito e Marcel Szymanski  e participação do jornalista Carlos Nascimento e Luthero de Almeida.

Em 2018/19 Viaro teve duas participações importantes nos festivais de Cartagena, na Colômbia e em Havana em Cuba, com seu primeiro longa ‘O Bem Aventurado’, produzido com bonecos em tamanho natural.

Das Cinzas, O Escorpião

Das Cinzas o Escorpião”, que marca nova parceria entre Estevan Silvera e Tiomkim. É um audiovisual que presta homenagem ao cineasta Kenneth Anger e em especial a uma de suas mais famosas e controversas obras “Scorpio Rising “(1964).
As filmagens foram realizadas em uma oficina mecânica de motocicleta, e também segue uma linha de direção ao estilo do Dogma 95, criado pelos cineastas Lars Von Trier e Thomas Vinterberg, não existindo uma preocupação com a linguagem convencional e nem com roteiro. Uma trilha sonora experimental foi composta pelo músico Felipe Akel para a obra. O curta é embalado também por acordes de violino, interpretado pelo músico Victor Portugal. No elenco Victor Portugal, Dany Martins, Leonel Cunha, Paulo Roble e Leticia Goulart.

Serviço:

Lançamento dos curtas “Clube da Insônia” e “Das Cinzas o Escorpião”
Data: 11/03/2020
Horário: 20h
Local: Cinemateca de Curitiba
Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco
Entrada Franca
Classificação: 16 anos

 

**

Tiomkim, radialista. Produz o programa “Cinemaskope, A  Maravilhosa Música do Cinema”, que vai ao ar pela Paraná Educativa FM 97.1 todo domingo às 22 hs, há 25 anos.
Por mais de 20 anos atuou na área de ação cultural do Museu da Imagem e do Som do PR.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui