Departamento de Vigilância em Saúde alerta para riscos de acidentes com eletricidade

Foto: Divulgação

Fonte: Prefeitura de Pinhais 

Um dos locais mais perigosos para acidentes por choque elétrico é o canteiro de obras. Segundo relatório da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), entre 2013 e 2020, 446 profissionais da construção civil (pedreiros e ajudantes) perderam suas vidas em acidentes dessa natureza.

A Prefeitura de Pinhais, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza vistorias regularmente em obras e empreendimentos para o cumprimento às normas de segurança do trabalho. Denúncias podem ser feitas por meio da Ouvidoria da Saúde, que atende pelo telefone (41) 99216-2095, de segunda a sexta, das 7h às 17h.

Segundo informa a equipe de Vigilância em Saúde, algumas medidas devem ser tomadas em qualquer canteiro de obras para que o risco de um choque elétrico seja minimizado. A principal delas é a utilização de um quadro de tomadas adequado para este local. Ele proporciona a segurança necessária para que os profissionais possam trabalhar com tranquilidade, pois é feito dentro das normas estabelecidas por lei e possui dispositivos que evitam a grande maioria dos acidentes elétricos. Estes painéis têm a proteção feita por disjuntores, que desarmam a qualquer indício de sobrecarga ou curto circuito.

No site da Prefeitura de Pinhais, está disponível a cartilha com orientações sobre a Saúde do Trabalhador na Construção Civil, elaborada pelo Departamento de Vigilância em Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui