Descubra qual copo ou taça é ideal para cada tipo de drinque

Atualmente, quem é um bom apreciador de diferentes tipos de bebidas se depara com uma variedade de tipos de copos. É possível encontrar peças mais alongadas, para doses, achatadas ou com alça, sendo que cada formato foi idealizado para servir corretamente um tipo específico de bebida.

Conhecida pela sua ampla cartela de drinques, chopes e cachaças, a Água Doce Sabores do Brasil é especialista no serviço de coquetelaria. Para ajudar quem quer aprender a utilidade de cada um deles, com base em diversos tipos de bebidas em casa, Wesley Gazzoni, mixologista da Água Doce, ensina quais copos são os indicados para determinados drinques.

Copo de cachaça
Muitos podem confundir os copos desta bebida com os de shot, que em português significa tiro ou chute, indicado para classificar o consumo do líquido em um só gole. A experiência é a mesma, porém o que diferencia um do outro é o formato do copo, sendo que o de cachaça é reconhecido por ser uma miniatura do famoso copo americano, e de shot, uma versão pequena do long drinque, ambos com 60ml.

Copo On the Rocks
Apesar do nome diferente, este copo é muito tradicional para o consumo de whisky. Com a boca larga, baixo e sem alça, esse item é indicado para servir bebidas que geralmente levam gelo. Não exclusivo do whisky, o copo também é indicado para drinques com frutas e outros ingredientes, como as caipirinhas.

Taça Coupette
A taça em um formato de boca larga foi muito famosa quando era usada para servir champagne na corte Francesa. Naquela época tinha-se o hábito de molhar biscoito no champagne, por isso ficou conhecida também como taça “Biscoito”. Atualmente, é usada para servir drinques sem gelo de consumo rápido.

Taça Margarita
Este modelo foi desenvolvido exclusivamente para servir um drinque tipicamente mexicano de mesmo nome que deu origem ao nome da taça “Margarita”. Com um formato de boca larga e o bojo dividido em duas partes, um mais largo e outro estreito, a taça também possui uma haste longa para evitar o contato da mão com o drinque, fazendo a bebida permanecer gelada por mais tempo.

Taça Copa Balon
Também conhecida como taça de Gin, a taça ganhou notoriedade entre os brasileiros recentemente. Parecida com uma taça de vinho, o item possui uma boca larga e um bojo espaçoso, onde permite que os ingredientes tenham bastante espaço para a harmonização de aromas. Além disso, a taça conta com uma haste longa, que impede o drinque de esquentar mais rápido após o contato com a mão do consumidor.

Taça Tulipa
O modelo é muito conhecido dos apreciadores de cervejas pilsen, uma das mais consumidas no mundo. Com um formato alongado, de base e bordas levemente estreitas, o copo é frequentemente confundido com o modelo lager. A taça permite a visualização e apreciação da bebida e favorece a formação da espuma em proporção ideal para consumo.

“Cada bebida tem um copo ideal que permite evidenciar ao máximo as características da bebida e do drinque. Sendo servido em um recipiente correto, a bebida será valorizada, além de permitir uma apresentação adequada, de acordo com o perfil do líquido. Como somos conhecidos por servir diferentes tipos de whisky, gin, cachaças e cervejas, nos preocupamos em oferecer ao cliente a melhor experiência ao consumir suas bebidas preferidas”, comenta Wesley Gazzoni.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui