A Secretaria de Assistência Social de São José dos Pinhais lembra que hoje (19 de agosto), é celebrado o Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua.
Fonte: Prefeitura de São José dos Pinhais
Este dia é alusivo ao evento ocorrido no ano de 2004, na Praça da Sé em São Paulo, onde 07 pessoas em situação de rua foram assassinadas e 08 foram feridas gravemente. Esse evento ficou conhecido como “Massacre da Sé”.
A existência de pessoas em situação de rua nos dá uma noção da profunda desigualdade social existente em nosso país. A denominação “rua” traz a marca do estigma e da exclusão a que essas pessoas estão submetidas.
São múltiplas as causas que levam uma pessoa a viver em situação de rua, alguns dos fatores motivadores são: falta de moradia, de trabalho e renda, mudanças econômicas e institucionais de forte impacto social, alcoolismo, uso e abuso de substâncias psicoativas, rompimento dos vínculos familiares, doenças mentais, perda dos bens materiais, além de desastres naturais, como: enchentes, incêndios, terremotos, entre outros.
A Secretaria de Assistência Social promoveu nesta sexta-feira, atividades pontuais de recreação e informação com as pessoas em situação de rua. A secretaria oferta os seguintes Serviços de Atenção à População em Situação de Rua no município:
– Serviço Especializado em Abordagem Social (41) 97403-5175, o qual presta atendimento 24h a essa população na rua;
– Centro POP (41) 98701-2531, o qual mantém funcionamento de segunda a sexta, das 08h às 17h, ofertando higiene pessoal, alimentação e encaminhamentos socioassistênciais;
– Serviço de Acolhimento Institucional (41) 3381-5990, para Adultos e Famílias em Situação de Rua, o qual mantém funcionamento 24h,
– Operação Inverno, onde é ofertado acolhimento noturno a esse público nos meses mais frios do ano.