O Brasil possui a 2° maior população negra do mundo, perdendo apenas para a Nigéria. Em São José dos Pinhais, 25,9% da população da cidade é negra. Esses números reiteram a importância da representatividade da história dos negros em nosso país, em especial no nosso Município.
Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Cultura decidiu promover a exposição “Identidade Negra”, a ideia foi trazer aspectos diferentes dos que costumamos aprender na escola sobre a história dos negros, deixando de lado o passado triste da escravidão e dando ênfase para fatos positivos da jornada deles no Brasil, destacando grandes personalidades negras que viveram no país e resgatando tradições da cultura africana e das religiões que eles trouxeram para o Brasil.

De acordo com a secretária de Cultura, Lucia Stoco, “essa data é sempre comemorada mas lembrando das coisas ruins, das lutas, do sofrimento do negro, e dessa vez está sendo feito algo diferente, com a parceria das pessoas da comunidade e de historiadores, foi pesquisada a vida de muitos negros que foram importantes para São José e que contribuíram para o progresso do nosso Município”.
Dentre as grandes figuras negras que a exposição destacou, encontram-se: Zacarias Alves Pereira, Serafim Machado, Maestro Chiquinho e Nhá Galeana, que viveram em São José dos Pinhais.
Silvia Correia, esposa do paracanoista José Agmarino de Jesus Coelho, que também era conhecido como Zecão, foi prestigiar a exposição e elogiou o trabalho realizado pela secretaria de cultura, ela também reiterou a importância dessa exposição ser aberta no dia da consciência negra e afirmou que se sentiu representada.

A Secretaria de Assistência Social Sonia Arruda, também prestigiou o evento e discursou sobre a importância da representatividade dos negros e da luta por direitos iguais. Também prestigiou o evento o vereador Dr. Ido.


