Dia do Trabalhador: o que as empresas têm feito para engajar seus colaboradores?

O feriado do Dia do Trabalhador, instituído em 1925, se tornou um símbolo de luta por melhores condições de trabalho, salários justos e direitos trabalhistas. Passados quase cem anos,  gerir os colaboradores e garantir que eles estejam engajados e motivados para desempenhar suas funções continua sendo um desafio para as empresas – ainda mais após uma pandemia e a rápida digitalização: as organizações precisam se ajustar de forma rápida e eficiente no ambiente de negócios e mudar as expectativas de trabalho para si e para os funcionários.

“Uma boa gestão de pessoas envolve uma série de práticas que visam desenvolver e motivar os colaboradores, aprimorando a relação entre empresa e funcionários. Além disso, é essencial fornecer um ambiente seguro, saudável e inclusivo, que promova a diversidade e a igualdade de oportunidades”, diz Sandra Castello, Diretora de Marketing e Pessoas da DM – o grupo de produtos financeiros voltados para a concessão de crédito tem uma proposta humanizada em sua gestão.

Em sua sede em São José dos Campos, há diversos diferenciais, como puffs espalhados pelas salas e local para lazer. O tradicional vale-refeição foi trocado pelo cartão Caju, com valor acima do piso estabelecido pelo sindicato. Por conta da pandemia e a consequente adoção do modelo híbrido de trabalho em algumas áreas, novos benefícios foram acrescidos segundo a necessidade do colaborador, como auxílio mobilidade e o auxílio home office, para pagar internet ou comprar uma cadeira nova, por exemplo. Foi também nesse período que surgiu a plataforma PAC Optum, para apoio psicológico, financeiro, social e jurídico.

Atenção às famílias
Além disso, a DM oferece apoio à gravidez e ao período puerpério por meio da Bella & Materna, para que a gestante possa se preparar para o parto e depois possa passar pelos primeiros meses com o recém-nascido tranquilamente. A licença maternidade é de 6 meses e, por enquanto, os pais possuem 20 dias.

Sandra Castello enfatiza que criar um ambiente de trabalho positivo e colaborativo, onde os funcionários se sintam motivados a trabalhar juntos em prol dos objetivos da empresa, é essencial. “Sabemos da importância do colaborador se sentir bem para produzir melhor e isso inclui tempo de qualidade com a família e amigos, por exemplo. Por este motivo, seguindo as novas tendências do mercado de trabalho, também implementamos o Short Day, um benefício em que o colaborador pode sair mais cedo às sextas ou flexibilizar essas horas em outros dias da semana”, diz.

A empresa oferece também bolsa para aqueles que queiram cursar um MBA, convênio médico sem taxa, plano odontológico, Gympass, e ações como ginástica laboral, sorteio de camisas de times de futebol da região e ingressos para jogos. Com isso, a DM busca formas ainda mais amplas de garantir relações humanizadas no ambiente de trabalho, de modo com que diferentes áreas da vida do colaborador estejam amparadas.

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