DNA, um investimento que vale a pena

DNA
Foto: Divulgação

DNA? – Todos já ouviram falar em DNA  (ácido desoxirribonucléico). Que ele serve para identificar o pai em caso de dúvida, identificar criminosos, e que ao ser constatado que o DNA é da pessoa, a justiça aceita como prova irrefutável.

Se é tão bom e auxilia o trabalho da polícia e da justiça, porque não é mais usado?

O que os governantes falam é sempre a mesma história, O CUSTO É MUITO ALTO e não há recurso para isso.

Mas na pratica o que falta é planejamento e zelo no uso do dinheiro público.

Como diz o ditado popular: Uma grande viagem começa com o primeiro passo. E essa será uma grande viagem em busca da justiça através da identificação dos criminosos.

Para começar é só criarmos mecanismos e incluir nos autos de prisão em flagrante e nos indiciamentos a coleta de DNA. E ao mesmo tempo começar Presídio por Presídio a coleta de DNA dos que lá já estão cumprindo pena.

Vimos recentemente que um caso famoso em nossa cidade da menina Raquel Genofre onde o autor já estava preso em São Paulo e foi identificado através do cruzamento do banco de dados de DNA.

Imaginem quantos crimes deixariam de ficar impunes se tivéssemos um banco mais completo?

E O CUSTO? Em qualquer lugar quanto mais se usa um produto, melhor é o preço que se consegue, ou seja, falta BOA VONTADE.

Fazendo uma simples pesquisa na internet achei uma propaganda oferecendo exame de DNA a R$349,00, imaginem se você contratar por exemplo 10.000 exames, para quanto não vai cair esse exame e se for efetuado por um laboratório do Estado com certeza sairá ainda mais barato.

COMO SE FAZ? Bastam pelos, cabelos, pele, sangue ou sêmen encontrados no local do crime ou no corpo da vítima para determinar a identidade genética do agressor. O resultado é comparado com aquele encontrado em amostras obtidas do próprio suspeito. Se o DNA dos dois exames for igual, é identificado o criminoso.

Por isso nunca esqueçam, PREVENIR é sempre o melhor remédio.

Para consultas ou sugestões de pauta envie um e-mail para coronelcosta181@gmail.com

**

Cel Costa Filho
Cel Costa FilhoEspecialista em Segurança, colaborador do Portal VRNews. Assina coluna toda terça-feira. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade do autor.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui