Elisa Lucinda e Renato Janine Ribeiro participam de Diálogos Contemporâneos

Foto: Divulgação

Escritores realizam conferências gratuitas em Curitiba nos dias 8 e 9/11

Empatia e solidariedade: antídotos contra a banalização da maldade e do preconceito. Este é o tema que a poeta, jornalista, escritora, cantora e atriz Elisa Lucinda vai tratar no próximo encontro da série de conferências literárias Diálogos Contemporâneos, dia 08/11, às 19 horas, no Espaço Cultural Capela Santa Maria, em Curitiba. A entrada é franca. A mediação será de Julie Fank.

Autora de 19 livros publicados, Elisa Lucinda vai expor avanços nas conquistas de direitos nas últimas décadas de vários setores historicamente excluídos na sociedade brasileira, como negros, indígenas, mulheres e membros das comunidades LGBTI. “Por outro lado, também nos deparamos com o crescimento da violência contra esses segmentos. Teria a cultura da execração do outro e da ausência de empatia mais força em nossa sociedade do que o afeto e a solidariedade?”, questiona a personalidade negra.

Elisa levanta em sua conferência vários questionamentos atuais e polêmicos, como religião, nudez, cultura e a falta de encontro do ser humano com a própria natureza. “Acho que estamos sofrendo e padecendo de coisas que fazem com que os Diálogos Contemporâneos traga esse tema. O mundo caminha a passos largos para seu próprio equívoco. Um mundo que não se reconhece na sua natureza, não está entendendo nada”, afirma.

RENATO JANINE RIBEIRO

Na terça-feira, 09/11, é a vez da conferência de Renato Janine Ribeiro, que leva para o palco da Capela Santa Maria o tema Espiritualidade, metafísica e religiosidade no Brasil contemporâneo, com mediação de Caetano Galindo.

Escritor, professor da USP e ex-ministro da Educação, Janine Ribeiro preside atualmente a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Autor de vários livros, entre eles “A Sociedade Contra o Social” e “Ao Leitor sem Medo”, fará o público de Diálogos Contemporâneos traçar panoramas com muita informação histórica e dados atuais, principalmente sobre religiões.

“As razões históricas da espiritualidade brasileira e o atual fenômeno das denominações neopentecostais colocam o Brasil como grande consumidor de obras literárias que vão desde o espiritismo até a autoajuda com componentes religiosos. Um fenômeno que tem repercussão nos canais da internet, televisão, rádio, nas disputas políticas e nas relações sociais”, afirma o professor.

PRÓXIMOS ESCRITORES

No dia 22/11 o escritor e dramaturgo Mario Prata fala sobre “O envelhecimento e o espaço social dos que não são mais jovens”.

A jornalista e cronista Tereza Cruvinel chega dia 23/11 e traz o tema “Cenários para um mundo pós-pandemia – O fim do século XX e o futuro que nos espera”.

No dia 29/11, o jornalista e escritor Fernando Morais fala sobre “Guerras culturais – corações e mentes em tempos de fake news, negacionismo e pós-verdade”

Mary Del Priori fecha os Diálogos Contemporâneos de Curitiba no dia 30/11 com o tema “A construção da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.

DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS ATÉ AQUI

Com produção local de Aurea Leminski e Manoela Leão, e direção geral de Nilson Rodrigues, o evento literário tem uma série com dez conferências no total realizadas no Espaço Cultural Capela Santa Maria, sempre às 19 horas.

As palestras também serão transmitidas ao vivo pelo youtube com intérprete de Língua Brasileira de Sinais.

Esta é a terceira rodada da série de conferências literárias Diálogos Contemporâneos. Pela primeira vez em Curitiba, o evento começou no dia 18/10 com o escritor Sergio Vaz que falou sobre “A literatura que vem da periferia”.

Na sequência, dia 19/10, o escritor, jornalista e cronista Xico Sá levou ao evento o tema “Mundo digital e sociedade em rede”.

Nas rodadas de novembro, o imortal da Academia Brasileira de Letras, Ignácio de Loyola Brandão, esteve no evento com o tema ‘Literatura, pestes, pandemias e distopias – ficção e realidade’ no dia 03/11. No dia 04/11, Fabrício Carpinejar discursou sobre Liberdade, neuroses e depressão em um mundo em mutação.

SERVIÇO

Diálogos Contemporâneos Curitiba
de 18 de outubro a 30 de novembro de 2021
Sempre às 19 horas
Entrada franca
Local: Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273)
Programação e mais informações
https://business.facebook.com/dialogoscuritiba
http://dialogoscontemporaneos.com/2021/curitiba/
Instagram: @dialogoscuritiba
Twitter: dialogcuritiba
Youtube: Dialogos Contemporâneos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui