ENEM 2022 – Como se preparar para a redação?

 

Missão Enem do SAE Digital vai disponibilizar, durante o ano, super aulões ao vivo com a participação de especialistas que devem responder às principais dúvidas sobre o Enem. No primeiro encontro, a redação foi o tema central da conversa e trouxe pontos importantes para desenvolver um bom texto no Enem 2022

Parece cedo, mas a corrida para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2022 começou e, para quem quer ter um bom resultado, há muita coisa a ser feita até novembro, mês em que as provas são realizadas. Estudantes que se antecipam e começam a maratona de estudos extras têm mais chances de desenvolver uma redação nota mil.
Além das provas objetivas, a redação traz uma preocupação a mais, porque nesse momento os estudantes também precisam ser objetivos, seja na construção do texto, no tema proposto, na exposição das ideias, ou na finalização do conteúdo. Não há como prever o tema, mas é possível se preparar para se posicionar.
Cleuza Cecato, professora de língua portuguesa e especialista em redações do ENEM, traz dicas importantes para um bom desempenho no texto que é dissertativo-argumentativo. A regra para lidar com a opinião não é observar apenas certo e errado, mas saber justificar o que se afirma.
A professora lembra que não é possível desenvolver um bom texto sem estar bem informado. Além disso, ela aconselha os estudantes a consultarem as orientações da cartilha do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), que revela muito sobre o que será exigido em todas as provas do Enem. Cleuza ainda faz um alerta.
“É importante estar atento às notícias, para poder ter argumentos atuais para exemplificar os temas, mas é imprescindível utilizar referências de portais de notícias com credibilidade. A internet é nossa aliada quando temos informações que nos fazem pensar. Fiquem atentos às fake news e procurem fontes de informações seguras. Com relação à cartilha do Inep, é essencial ler e entender. Vai auxiliar não somente nas redações, mas em todas as áreas do conhecimento”, comenta.
Continuando com as dicas, a professora diz que a introdução do texto chama a atenção dos examinadores, mas se não houver uma finalização que faça sentido, percebe-se que o projeto de texto não foi elaborado de maneira estratégica. De acordo com Cleuza, a soma da vivência que o estudante tem durante esse período de preparação para todas as provas do Enem pode ajudar muito no desenvolvimento do tema.
“A fórmula para uma boa redação é cuidar que tenha início, meio e fim com o mesmo peso. Para isso, é necessário ler muito a fim de aumentar o vocabulário, definir seu estilo de texto, procurar palavras chaves do enunciado, procurar citar teóricos que ajudem a explicar o problema discutido. Lembre-se: solidariedade, cooperação e vida em sociedade humanizam o texto e completam a receita para uma redação de excelência”, conclui.
Os super aulões do Missão Enem ficarão disponíveis no canal da instituição no YouTube: https://youtube.com/c/SaeDigital
Sobre o SAE Digital
O SAE Digital é um sistema de ensino que conta com soluções educacionais completas para escolas particulares desde a Educação Infantil ao Ensino Médio e Pré-vestibular, que incluem materiais didáticos atualizados, assessoria pedagógica efetiva, tecnologia educacional relevante e avaliações formativas. Os produtos e soluções do SAE Digital atendem às necessidades educacionais de gestores, professores e estudantes em todas as regiões do país. Mais que um sonho, transformar a educação move o SAE Digital todos os dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui