Evviva Curitiba apresenta a Gourmeteria Raízes na CASACOR Paraná 2021

Foto: Divulgação

Espaço é assinado por Claudia Bueno e Raísa Bueno Ribeiro e promete despertar o desejo de estar com quem realmente importa

Enraizar, no sentido figurado cravar(-se), fixar(-se) em algum local; radicar(-se). Um lugar onde nos sentimos parte, onde é bom estar, onde escolhemos ficar. Essa é a proposta e o pano de fundo da Gourmeteria Raízes Evviva, que está na edição da CASACOR Paraná 2021.

Com assinatura das arquitetas Claudia Pimentel Bueno e Raísa Bueno Ribeiro, da Interarquit Arquitetos Associados, o projeto é um espaço gourmet de 70m2 com elementos que remetem ao ciclo da vida, onde uma jabuticabeira com frutos serviu como ponto de partida. “Entendemos que esse é o momento de olhar para dentro e propor espaços capazes de provocar sensações e o desejo de estar com quem mais importa”, conta Claudia.

O grande destaque do espaço é a cozinha Evviva, desenvolvida para proporcionar a integração com todo o ambiente. A grande ilha envelopada por uma costaneira de jazida – ponto para a sustentabilidade, já que normalmente essa parte da pedra é descartada – da Michelangelo Mármores. O contraste com a bancada tecnológica da Linha INO, uma exclusividade da Evviva, com frentes em aço inox, garante funcionalidade e sofisticação. Esta grande bancada serve de apoio para os equipamentos de cocção e preparo dos alimentos e refeições.

O mobiliário planejado utiliza a Linha Anima, sistema construtivo inteligente pensado peça a peça, permitindo maior versatilidade projetual. Seus diferenciais são, por exemplo, um espaçamento mínimo entre as portas, gavetas inteiramente em alumínio desenvolvidas na fábrica e, ainda, dobradiças de alta resistência com exclusivo design em acabamento titânio. As novas prateleiras, mais robustas, conferem resistência ao móvel enquanto o sistema de fixação ocorre de maneira oculta garantindo um acabamento perfeito. Para contrapor os tons claros da ilha e dos demais revestimentos, as arquitetas aplicaram os acabamentos Chumbo e Fabro. Outro destaque do espaço é a estante desenhada pelas profissionais e executada pela Evviva em acabamento amadeirado Rovereto. Ela transpassa todo o ambiente e cria um movimento de planos e texturas valorizados pela iluminação. Ao centro, a adega completa a multifuncionalidade deste espaço. “Desta forma a Evviva apresenta através do mobiliário os seus valores principais: personalização, conforto, inovação e elegância.”, conta Paulo Roberto Alberti, diretor da Evviva Curitiba.

Foto: Divulgação

Elementos naturais e tecnologia

Em todo o espaço, os elementos naturais foram colocados em evidência, algo que reforça a atmosfera de imersão vernacular, mostrando o tão buscado equilíbrio entre arquitetura e natureza. Além do abundante uso da madeira, o mobiliário solto tem formas orgânicas e circulares. O sofá e as mesas de apoio conversam com as poltronas assinadas por Jacqueline Terpins, designer e artista plástica paraibana, e são um convite para desfrutar bons momentos entre amigos. Em frente a ilha de refeições, as banquetas deram lugar aos balanços Revoir, assinados pela designer Marta Manente para a Bali Home, uma surpresa das arquitetas para a Gourmeteria. Para colorir as paredes, a arquiteta Raísa pintou quadros especialmente para a Mostra.

Ao mesmo tempo que olhamos para nossa essência, não temos mais como voltar atrás em facilidades que a tecnologia oferece. “Utilizamos recursos que melhoram o uso do ambiente e permitem uma experiência ainda maior, como som ambiente, iluminação especial no mobiliário, wifi e o produto incrível da Evviva”, conta Claudia, que destaca, ainda, o piso Lastras, da Portobello, um produto possível graças ao emprego de tecnologia, além dos eletros da Elettromec.

 Uma homenagem a Lênin Palhano

Ao personalizar o ambiente, Claudia e Raísa pensaram em uma pessoa que tem, em sua essência, esse apreço por suas raízes. Foi assim que elas decidiram homenagear o chef Lênin Palhano. “O Lênin é reconhecido por seu trabalho de resgate da cultura alimentar e a manutenção de uma gastronomia que se conecta a tudo que vem da natureza. Fazia muito sentido que ele se tornasse a figura desse espaço”, conta Claudia.

Idealizador e chef do Obst., Lênin Palhano foi criado no campo, com uma conexão intensa com a natureza e a terra. Essas experiências de vida, unidas às viagens gastronômicas e o refinamento de sua técnica para cozinhar, o colocam como um dos grandes chefs da atualidade.

Sobre a Interarquit Arquitetos Associados

A arquiteta Claudia Pimentel Bueno é a sócia fundadora da empresa Interarquit Arquitetos Associados; tem mestrado em arquitetura contemporânea e garante o desenvolvimento equilibrado entre a teoria, a ética profissional, a gestão técnica empresarial e o pragmatismo da construção civil. Especialista em construções sustentáveis, a arquiteta Raisa Bueno Ribeiro compõe o quadro da sociedade, trazendo a atualização permanente e reforçando o compromisso em perseguir a nova arquitetura, entendendo os costumes de uma civilização em constante transformação. Tecnologia, aplicabilidade de inovações nos projetos e atemporalidade são seus fundamentos.

Fornecedores

Evviva Curitiba

Michelangelo Mármores

Duo Light Iluminação

Portobello Shop

Elettromec

Botteh Tapetes

Tintas Coral

Deca

Momenttum

Esal Flores

Bali Home

Camargran Marmoraria

Usecor Revestimentos Especiais

Euromax

Adamus drywall

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui