Governo prorroga prazo de entrega do IR para pessoa física. Saiba Mais!

Foto: Divulgação

Por Helio Francisco Nascimento – bacharel em Ciências Contábeis e Direito

Prezados contribuintes, por muitos anos a entrega da declaração de imposto de renda pessoa física – IRPF sempre cumpriu o prazo estipulado para a data final de entrega, no último dia útil de abril.

Para este ano, com o advento pandêmico viral, o Ministério da Economia e a Receita Federal do Brasil, sensibilizados com os apelos dos órgãos representativos da classe contábil e de todos os contribuintes em geral, elasteceu esse prazo para o dia 30 de junho.

As regras de obrigatoriedade de entrega permanecem as mesmas, o programa gerador da declaração e transmissão deverá ser atualizado apenas para readequar o novo prazo final de entrega e portanto, as declarações já entregues não sofrerão modificações.

As retificações para correções técnicos serão permitidas normalmente, não sofrendo qualquer impeditivo.
Outro ponto importante a ser abordado é que o calendário das restituições será mantido, sendo o primeiro lote em Maio de 2020.

Deste modo o contribuinte que antecipar a entrega terá a possibilidade de ter sua eventual restituição antes, lembrando que os primeiros lotes são destinados aos idosos e aposentados, prioritariamente.

Por esse motivo, a sugestão é reunir a documentação completa e assim elaborar a declaração ainda no mês corrente, pois restituir imposto o quanto antes dependerá da importância que o contribuinte dará para sua organização pessoal, frente as informações reunidas.

Dois pontos importantes da entrega desse ano, que foram modificados pela equipe econômica: o INSS de empregado doméstico não poderá ser deduzido. Em fevereiro de 2019 já tinha sido informado que para 2020 não haveria essa possibilidade, pois a equipe econômica está buscando diminuir os benefícios tributários e quer reformular o Imposto de Renda.

De tudo já abordado até agora, o mais impressionante é a capacidade do brasileiro em se adaptar as mudanças e dificuldades. Uma pandemia viral grave, entre erros e acertos dos governos federal e estadual, posturas dos empreendedores contábeis em atender a distância, recebendo digitalmente os documentos, o compartilhamento e solidariedade visíveis, nos dá a certeza de que saíremos fortalecidos.

Agora um pedido: valorize o comércio e o contador de São José dos Pinhais.

*Helio Francisco – Colaborador do Portal VRNews. Empresário da HF Contabilidade de São José dos Pinhais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui