Guarda Municipal de São José dos Pinhais completa 15 anos

Por: Prefeitura de São José dos Pinhais

A Guarda Municipal de São José dos Pinhais comemora 15 anos nesta terça-feira (14) de acordo com a Lei Complementar de 14 de abril de 2005, que a instituiu como uma das primeiras do Paraná.

Esse ano, por causa das restrições adotadas como medidas para evitar a epidemia de coronavírus na cidade, não houve celebração formal na instituição, porém a data foi lembrada como momento de comemorações de conquistas e novos desafios para a instituição.

De acordo com o prefeito Toninho Fenelon, é motivo de orgulho ter participado não só da criação, mas da estruturação da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, que é uma das melhores do Brasil. “Tive a oportunidade de ser o vice-prefeito quando a lei que instituiu a Guarda Municipal foi criada em 2005. E em nossa gestão, além dos investimentos em equipamentos e capacitação, tivemos a oportunidade de promover uma gestão formada somente por guardas municipais de carreira, desde as coordenações até o cargo de secretário municipal, que é um reconhecimento da gestão para a instituição e os servidores”, disse o prefeito.

O prefeito destacou ainda o concurso público que foi aberto para aumentar o número dos agentes. “Nossa guarda tem sido cada vez mais necessária, seja pela orientação à população, seja na parceria com outras secretarias como a de Saúde nesse momento que precisamos unir forças”.

O secretário de Segurança Aderson Bissoli lembrou que além das conquistas, muitas coisas mudaram e foram melhorando, como modernização dos serviços e valorização dos servidores. “A cidade de São José os Pinhais observa diariamente a importância da Guarda Municipal, tanto na segurança da população, quanto no atendimento e orientações de situações críticas, como a atual”, lembrou Bissoli se referindo ao enfrentamento municipal à epidemia de coronavírus, no qual a Guarda Municipal tem sido força de apoio às ações.

15 anos

Com a missão de proteger a população, fiscalizar e orientar, além de colaborar com as polícias Civil e Militar na segurança pública, a Guarda também atua na defesa civil e proteção do patrimônio cultural, ambiental e ecológico.

Um dos diferenciais da Guarda de São José dos Pinhais é o equilíbrio entre a visão e atuação preventiva e repressiva. Como força auxiliar de segurança pública, cabe a ela executar o policiamento ostensivo, preventivo, uniformizado e armado na proteção à população, bem como educar, orientar, fiscalizar, controlar e policiar o trânsito nas vias municipais, garantindo a fluidez e segurança no tráfego. Também desempenha importante papel junto à Defesa Civil na Cidade, e desenvolve junto à Secretaria de Meio Ambiente a Guarda Ambiental, e junto ao Poder Judiciário a Patrulha Maria da Penha.

O último ano foi marcado na instituição pela criação da Base Comunitária da Borda do Campo, aquisição de novas viaturas, drones e novos armamentos inclusive de grosso calibre, além da parceria com outras forças policiais no Projeto Enfrente Brasil, parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, além de abertura de concurso público para contratação de mais agentes.

Guarda
Foto: Divulgação
Guarda
Foto: Divulgação
Guarda
Foto: Divulgação
Guarda
Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui