Helio Nascimento: uma trajetória de sucesso na contabilidade e a na valorização de São José dos Pinhais

O Protagonista do História e Talentos desta edição traz à tona a figura impactante de Helio Nascimento, um renomado personagem de São José dos Pinhais. O Sr. Hélio, filho de Francisco e Alice, nasceu em Ortigueira, interior do Paraná, filho mais novo de cinco irmãos, se tornou bacharel em Ciências Contábeis na década de 70, e por muitos anos foi professor de Contabilidade no antigo colégio Roque Vernalha!

Muitos profissionais que se destacam no mercado contábil foram alunos desse grande mestre. Atuante na vida social e política, e preocupado com o bem estar de todos, assumiu por uma gestão a vice-prefeitura de São José dos Pinhais. Casado com Maria Deleusa Bastos Nascimento, que em 14/12 próximo completarão 60 anos, conceberam três filhos Deise, Silvia e Hélio Francisco. Profissionalmente, em 1977, fundou seu próprio escritório, o qual deu o nome de Hélio’s Assessoria Contábil, provavelmente uma visão premonitória para o futuro sucessor!

Tito com os pais: Hélio e Maria Deleusa

“Naquela época, era comum os filhos assumirem o legado dos progenitores, e não fui exceção. Segui os bons exemplos do meu pai, e em 1995, me formei bacharel em Contabilidade. Com uma breve experiência trabalhando no mercado contábil americano – EUA, retornei ao Brasil em 1997 para iniciar a minha própria estrutura contábil! A HF CONTABILIDADE , que iniciou em janeiro de 1997, assumindo o comando da estrutura contábil familiar, relembra Hélio Francisco Nascimento, mais conhecido como Tito Nascimento, filho mais novo do patriarca da família Nascimento!

Foram períodos de árduo trabalho e imensos desafios para consolidar sua posição no mercado e ganhar o respeito de seus clientes. “Substituir meu venerado pai, Helio Nascimento, não foi uma tarefa simples. Apesar das adversidades, creio que atingi boa parte dos objetivos traçados, buscando sempre consolidação profissional, e prova disso é a baixa rotatividade de clientes e colaboradores, bem como o retorno de clientes de outrora! Por sinal, esses retornos são métricas importantes para medir a qualidade das estruturas contabeis. Nos da a certeza de estarmos progredindo!

No entanto, as crises nacionais a grande pressão e os numerosos desafios foram tão implacáveis que, em determinado momento, cheguei a considerar um novo caminho profissional, partindo assim para a área do Direito. Em 2018, meu diploma de bacharel em Direito foi concedido, mas concluí que não poderia abandonar minha verdadeira paixão profissional, a Contabilidade”, revela o bem-sucedido sucessor.

No presente, sua principal atuação reside nas áreas tributárias, planejamento sucessório e análise econômico-financeira. Em conjunto com sua equipe, forma um grupo altamente especializado e personalizado, dedicado ao atendimento de cerca de 80 clientes.

“Enfatizamos a importância de estabelecer um relacionamento próximo com cada um deles e oferecer um atendimento dedicado, uma vez que compreendemos o quão estressante e desafiadora pode ser a rotina contábil. Além disso, contamos com tecnologias avançadas e parcerias estratégicas com fornecedores de softwares contábeis, buscando de forma contínua a inovação e integração de informações”, explica o empreendedor, que busca na tecnologia um instrumento para potencializar o desempenho de sua equipe.

O time é composto por 14 colaboradores liderados por Tito Nascimento. Além disso, foram estabelecidas parcerias com consultorias jurídicas com clientes da sua carteira, garantindo, assim, um suporte abrangente aos clientes. “Utilizamos até mesmo a inteligência artificial como ferramenta de prevenção de erros e equívocos, especialmente nas obrigações acessórias exigidas pela Receita Federal. Além disso, também fornecemos serviços de consultoria, revisão de prestação de contas condominiais, abertura, acompanhamento e encerramento de obras, expandindo, dessa forma, nossas áreas de atuação, tão necessária atualmente, principalmente pós pandemia”, ressalta.

Vida profissional e pessoal lado a lado

Com a esposa Cibele

No âmbito pessoal Tito Nascimento , prepara-se para um grande passo no comprometimento de formar uma família com Cibele Sarto Martins, sendo que os dois juntos possuem 4 filhos: Pedro, advogado tributarista, casado com Paula, também advogada, trazendo em ventre mais uma vida, Gabriel, acadêmico de direto do 3º ano FAE, Bianca e Eduarda no ensino médio e fundamental.

Já ao bisavô patriarca, toda a família rende homenagens, assim como todos os netos trilham os passos do avô de forma sublime.
Deise, sua filha mais velha, tem três filhos todos casados, sendo que Isabelle é Hélio Augusto residem nos EUA. Gabrielle, casada com Igor é a neta que presenteou o patriarca comtiveram recentemente sua primeira bisneta, a adorável Olivia. Está despertou alegria imensurável em toda a família!

A filha do meio, Silvia, esposa de Johnny, reside em Sinop-MT, e seus filhos Helena e Emanuel residem na casa do Sr. Hélio, pois ambos são academicos Medicina na PUC. Uma trajetória de sucesso passada de pai para filho! Essa é a grande motivação dessa família!

“Eu tenho imenso orgulho de fazer parte de São José dos Pinhais. Mesmo após residir em outros lugares, é impossível para mim sequer conceber uma vida fora desta cidade. Foi aqui que nasci e onde fiz amizades ao longo de toda a minha existência. Embora tenha estudado em Curitiba, na PUC, sinto-me verdadeiramente inserido na sociedade de São José dos Pinhais. É aqui que me sinto em casa, onde construí minha reputação e conquistei meu lugar no mercado de trabalho”, conclui o empresário de sucesso, Tito Nascimento!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui