Jardim das Sensações é reinaugurado no Parque São José, em São José dos Pinhais

Foto: Jorge Camargo / Prefeitura de São José dos Pinhais

O Jardim das Sensações, localizado no horto municipal do Parque São José, em São José dos Pinhais, foi reinaugurado na manhã desta sexta-feira (17). O espaço oferece um ambiente único de educação ambiental informal para os estudantes do município. Inaugurado em 2012, o Jardim das Sensações proporciona uma experiência sensorial que estimula o tato, o olfato, a audição e o paladar dos visitantes, promovendo um aprendizado diferenciado sobre a natureza.

Ao percorrer um corredor de olhos vendados, cercado por cachepôs, os visitantes são incentivados a explorar as plantas pelo toque, a sentir seus aromas, ouvir o som do vento e da cascata do lago, e, ao final, a saborear um chá preparado com uma das plantas exploradas. Após essa experiência, refazem o percurso de olhos abertos, comparando as sensações vividas.

O secretário de Meio Ambiente, Ahirton Sdroiesk Junior, ressaltou que o espaço integra um complexo de educação ambiental, em conjunto com o parque inclusivo e o meliponário, cujo objetivo é sensibilizar e conscientizar os visitantes sobre a preservação ambiental.

“Este espaço estava sem uso, por isso resolvemos reinaugurá-lo, pois entendemos a importância dele para a educação ambiental informal. Hoje em dia, as crianças ficam muito em frente às telas, nas redes sociais, e não têm esse contato com a natureza. O Jardim das Sensações é mais um espaço para se aprender, por meio dos sentidos, a importância do meio ambiente no nosso dia a dia”, afirmou Ahirton.

A prefeita Nina Singer também destacou o valor inclusivo do Jardim das Sensações, enfatizando que o espaço propicia que as pessoas sintam as plantas assim como as pessoas privadas de visão as percebem, por meio do contato direto com plantas de diferentes formas, texturas e aromas.

“Nossa ideia é que este seja um espaço para mostrar mais do que os olhos estão acostumados a ver, reconhecendo a natureza de outra maneira, integrando os sentidos. A visita ao Jardim das Sensações é uma vivência que permeia questões de inclusão social, lazer, possibilidades terapêuticas e pedagógicas, e visa também a construção de um olhar diferenciado para a importância do meio ambiente e da biodiversidade”, disse Nina.

Durante a reinauguração, alunos do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Anne Sullivan (CEMAEE) Anne Sullivan e da Escola da Colina estiveram presentes fazendo o percurso e sentindo as plantas nos cachepôs.

Também estiveram presentes os secretários municipais de Viação e Obras Públicas (Semvop), Marco Setim; de Comunicação (Secom), André Gabardo; de Habitação (Semha), Camila Monteiro; de Administração e Recursos Humanos (Semarh), Luiz Keppen; de Recusos Materiais e Licitações (Semarli), Rafael Rueda Muhlmann, além dos vereadores Luiz Monteiro, Silvio Mecânico e Juliano Martins, do coordenador das Subprefeituras, Luiz Paulo, e servidores municipais.

Visitação e Agendamento

O Jardim das Sensações está anexo ao Horto Municipal dentro do Parque São José. As unidades escolares interessadas em visitar o espaço devem realizar o agendamento pelo WhatsApp (41) 98804-5627 ou pelo e-mail educacao.ambiental@sjp.pr.gov.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui