Jogo das Eleições estimula o debate sobre democracia e processo eleitoral

Crédito de imagens: Prof. Roosevelt Arraes - Divulgação

O número de eleitores brasileiros com 16 e 17 anos – para quem o voto é facultativo – aumentou 14,22% no início deste ano. O crescimento identificado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) interrompeu uma sequência de queda em eleições municipais, mas o contingente ainda é considerado baixo.

No Paraná, estado com cerca de 8,5 milhões de eleitores, apenas 0,59% têm menos de 18 anos. Em Curitiba, a participação desse grupo é ainda mais tímida. Entre os mais de 1,4 milhão de eleitores aptos a votar, 0,37% têm 16 ou 17 anos.

Para estimular o interesse dos jovens pelo processo eleitoral, o Instituto Mais Cidadania desenvolveu o Jogo das Eleições e vem aplicando a dinâmica em parceria com o UniCuritiba, instituição que integra a Ânima Educação, o maior e mais completo ecossistema de ensino de qualidade do país.

De forma lúdica, o material produzido por professores do curso de Direito, juntamente com estudantes, fomenta o interesse dos adolescentes por questões políticas e promove o debate sobre democracia, cidadania e importância do voto consciente. O Jogo das Eleições é utilizado pelo TRE-PR durante as visitas feitas à Escola Judiciária Eleitoral por instituições de ensino públicas e privadas.

Em 2023, cerca de 2,3 mil estudantes tiveram acesso à atividade e, até março deste ano, mais 200 alunos paranaenses puderam entender melhor o sistema eleitoral brasileiro por meio do Jogo das Eleições. Os estudantes do curso de Direito do UniCuritiba atuam como monitores na aplicação da atividade.

Iniciativa premiada
Vencedor do Prêmio Sesi ODS como uma das melhores práticas para a promoção do desenvolvimento social, o Jogo das Eleições também já foi apresentado à Escola Judiciária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Doutor em Filosofia Jurídica e Política, o professor do curso de Direito do UniCuritiba, Roosevelt Arraes, é um dos idealizadores do projeto. “No Jogo das Eleições, o jogador representa um candidato e conhece o cotidiano do processo político-eleitoral. De forma didática e simples, fica muito mais fácil entender a importância do voto”, explica o fundador e diretor do Instituto Mais Cidadania.

Durante a atividade, o jogador “vivencia” situações como candidatura, inelegibilidade, abuso de poder, propaganda eleitoral, debate entre adversários e, é claro, encara o resultado das urnas. “O Jogo das Eleições estimula os estudantes a refletirem sobre o processo eleitoral e sobre a importância da participação da sociedade. É, sem dúvidas, uma oportunidade para transformar a cultura política do país”, continua Arraes.

Construção da cidadania

Defensor do processo democrático, o professor de Direito Eleitoral e Constitucional do UniCuritiba e um dos fundadores do Instituto Mais Cidadania, Luiz Gustavo de Andrade, revela as vantagens do projeto.

“O jogo simula uma campanha eleitoral e estimula o debate sobre a construção de soluções democráticas para a melhoria da sociedade brasileira”, diz ele, que é Secretário-Geral da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Política (Abradep) e membro da Conferencia Americana de Organismos Electorales Subnacionales por la Transparencia Electoral (Caoeste), pela qual integra missões internacionais como observador eleitoral.

De acordo com o professor, o Jogo das Eleições é mais do que um instrumento de aprendizagem, é uma importante ferramenta na construção da cidadania. “Além de despertar o interesse por questões políticas, a atividade enfatiza princípios como liberdade, democracia e soberania das leis. Tudo isso só existe no âmbito de um Estado Democrático de Direito e o exercício consciente da política é imprescindível para a manutenção desses princípios”, finaliza.

Sobre o UniCuritiba
Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui