Lançamento da semana, Sinfonie!

Foto: Divulgação

Depois de alguns dias bem complicados em função do ritmo de trabalho, esta semana vamos falar de uma cerveja interessante. Fui convidado para conhecer a nova cerveja dos irmãos Hespanha, o Pedro e o João Paulo.

Eu já comentei com vocês sobre eles, quando lançaram a cerveja com pétalas de rosas, a deliciosa Berliner Weiss Berries N’Roses. Naquela ocasião falei para vocês ficarem de olhos e ouvidos atentos a esta cervejaria.

Então, na quinta-feira 11/07, lá no Old Car Brewpub eles lançaram uma German Helles Exportbier, estilo da escola Alemã. Para proporcionar uma nova experiência, de novo eles buscaram a harmonização do lançamento com um prato da culinária. Desta vez haverá um exclusivo Pit Smoker do Gas American Food servindo defumados com molho barbecue produzido com a Sinfonie, a cerveja do lançamento!

Mas para vocês entenderem um pouco melhor o que isso significa, vamos àquela parte mais técnica da coisa.

O lançamento está categorizado dentro do Guia de Estilos BJCP como 5C. German Helles Exportbier.

Isso quer dizer que esta é uma Lager alemã clara, normalmente bem equilibrada e ligeiramente mais forte do que a média das cervejas em geral. Deve apresentar um corpo moderado e um caráter aromático médio, de lúpulos e de malte.

Deve apresentar ainda, um perfil aromático de lúpulo que vai de baixo a médio, possuindo normalmente um caráter mais floral, condimentado ou herbal. Já o aroma de malte deve ser moderado, granulado e doce.

O perfil da fermentação deve ser limpo, com uma nota sulfurosa inicial bem baixa, que deve desaparecer logo. Isso não corresponde a um defeito, assim como uma nota baixa de DMS (vegetais cozidos)no fundo também não é.

Em termos de coloração, apresenta normalmente um dourado suave a profundo, devendo ser límpida e com espuma branca persistente.

Já no sabor, não devem dominar nem o granulado doce do malte nem o lúpulo floral, condimentado ou herbal, pois ambos devem estar em equilíbrio, apresentando um toque maltado doce que proporciona uma cerveja suave, todavia espumante e refrescante.

O equilíbrio deve continuar até o fim e o amargor de lúpulo deve permanecer no retrogosto, embora alguns exemplares possam terminar de maneira ligeiramente doce. Algum caráter mineral pode apresentar-se, sendo proveniente da água, que geralmente não deve transferir um sabor mineral destacado.

Como sensações de boca, este estilo normalmente se apresenta como um corpo médio, assim como sua carbonatação. Deve ser suave, porém brilhante.

Pode ser chamada como Dortmunder ou Dortmunder Export, pois o estilo foi desenvolvido na região industrial de Dortmund lá pelos idos de 1870, em resposta às cervejas Pilsner claras, vindo a se tornar muito popular após a Segunda Guerra Mundia.

Já o termo “Export”, apresenta-se como um descritor de intensidade na tradição cervejeira alemã.

Suas estatísticas Vitais são as seguintes:

Densidade inicial de 1.048 a 1.056.

Densidade final de 1.010 a 1.015.

Amargor entre 20 e 30 IBUs.

Coloração entre 4 e 7 SRM

Teor alcoólico entre 4.8 e 6.0% ABV.Normalmente é uma cerveja muito bacana para se beber bastante, possuindo um drinkability muito bom. Refrescante e saborosa. Provei e aprovei!!!

 

Cheers!!!

**

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui