Matrículas para a EJA estão abertas em Pinhais

Foto: Divulgação

Fonte: Prefeitura de Pinhais 

Educação é fundamental para preparar-se para o futuro. É sempre tempo de estudar. Por isso a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é importante ferramenta para um futuro com mais autonomia e conhecimento – que nunca é demais. As matrículas para a EJA em Pinhais já estão abertas e o aluno que pretende se formar no Ensino Fundamental I, ou seja, os anos iniciais do ensino primário (1º ao 5º ano ou antigas 1ª à 4ª série) pode procurar uma das escolas que oferecem a modalidade em Pinhais.

A idade mínima para matrícula é 15 anos, os interessados (sejam maiores de idade ou menores) precisam apresentar na escola de seu interesse a carteira de identidade (RG), CPF e comprovante de residência. A EJA é ofertada nas escolas municipais Antonio Andrade, Dona Maria Chalkoski, Marins de Souza e Prof.ª Thereza Corrêa Machado. As aulas acontecem de maneira presencial, no período noturno, e seguem o mesmo calendário escolar da rede municipal de ensino. Para quem deseja estudar em período diurno, deve procurar a escola Prof.ª Thereza Corrêa Machado, localizada no bairro Weissópolis.

Segundo Adriana Colombo, coordenadora da EJA em Pinhais, alunos que já completaram alguma etapa do ensino primário podem entrar a partir do último ano concluído, por meio de dois processos: a classificação e a reclassificação. “A classificação é um  processo pedagógico, uma avaliação daqueles que estão iniciando sua escolarização. Já a reclassificação também é um processo pedagógico em que, por meio de uma avaliação do(a) educando matriculado(a) e com frequência, é reposicionado”, explica. A coordenadora também informa que esta avaliação é específica para este fim, organizada pela pedagoga da EJA, seguindo as orientações das legislações vigentes.

Conteúdo da EJA

A  EJA  é organizada em três etapas, de acordo com a legislação nacional. São 600 horas para cumprimento da etapa 1, 300 horas para cumprimento da etapa 2 e 300 horas para a etapa 3. A flexibilização do ensino dos componentes curriculares será de acordo com as especificidades dos educandos, com o objetivo de atender aqueles que não frequentaram a escola na idade apropriada.

Em 2021 ocorreu  a reelaboração da Proposta Pedagógica Curricular (PPC), bem como a reorganização da Matriz Curricular da EJA, com objetivos de aprendizagens, metodologias, tempos flexíveis, entre outros, objetivando uma formação adequada e de qualidade para este público em específico, que inclui jovens, adultos e idosos.

Segundo Adriana Colombo, a EJA ofertada nas escolas públicas de Pinhais conta com seis professores e uma pedagoga, que atuam diretamente com a modalidade. A primeira formação desta equipe no ano é o “Proficiência”, com tema geral para todos os profissionais da rede de ensino do município e, no decorrer do ano, as formações continuadas por meio do Google Sala de Aula.

Matrículas e formaturas

Devido à pandemia ocorreu uma redução na procura por matrículas na EJA  nos anos de 2020 e 2021. Adriana relata que houve uma média de 100 matrículas por ano. “Em relação a aprovação e reprovação, o município optou neste período pela estratégia educacional da progressão continuada, ou seja, todos concluíram suas etapas de estudos no decorrer do ano letivo, considerando as especificidades de aprendizagem de cada um(a)”, aponta.

Serviço

EJA

EM Antonio Andrade – R. João Mendes Batista, 430 – Maria Antonieta – Telefone: (41) 3912-5594

EM D. Maria Chalkoski – R. América do Sul, 209 – Centro – Telefone: (41) 3912-5582

EM Marins de Souza – Av. Cotinga, 2.449 – Jardim Claudia – Telefone: (41) 3912-5584

EM Prof.ª Thereza Corrêa Machado – R. Rio Ipiranga, 212 – Weissópolis – Telefone: (41) 3912-5588

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui