Medidas de higiene e proteção podem salvar vidas

Foto: Divulgação
Os cuidados são essenciais a fim de prevenir a Covid-19 e evitar o crescimento no número de mortes
Fonte: Prefeitura de Pinhais
Desde o mês de março, quando teve início a pandemia pelo Coronavírus, foi necessário adotar hábitos de higiene com os quais não estávamos acostumados. O uso de máscaras, tão comum em alguns países, se tornou obrigatório e, porque não dizer, essencial também por aqui, na rotina de trabalho, ao fazer compras ou mesmo para deslocamentos em vias públicas.

Contudo, não foram somente as máscaras que surgiram em nosso cotidiano. O uso tão frequente do álcool em gel, a etiqueta respiratória e o isolamento social passaram a fazer parte de nossas vidas em meio à pandemia. Medidas de higiene e proteção que são sinônimo de cuidado consigo e com o próximo e que podem salvar vidas.

De acordo com a gerente de Infectologia e Vigilância Epidemiológica, Dielli Bondan dos Reis, as medidas não devem ser negligenciadas, pois são estas pequenas atitudes que garantem a não circulação do vírus. “Evitar o contágio requer hábitos simples que deveríamos levar mais a sério. É importante que todos façam a sua parte. Lavar as mãos, evitar aglomerações, não compartilhar utensílio e objetos pessoais, entre outras atitudes podem evitar o contágio”, explica.

Além dessas recomendações, é sempre indicado manter os ambientes bem ventilados, inclusive no inverno. “Algumas pessoas tem o hábito de descuidar desse detalhe. Abrir as janelas e deixar o ar circular, por mais que esteja frio, é fundamental para cuidar da saúde de uma maneira geral”, recomenda.

“Neste momento, pedimos que a população também nos auxilie no monitoramento dos familiares com sintomas respiratórios. A Covid-19, na maioria dos casos, apresenta sintoma leve, mas pode levar para a UTI um idoso ou portador de comorbidade. Muitas pessoas que deveriam estar em isolamento não veem problema em ir ao banco, ao supermercado, à farmácia, mesmo aguardando o resultado do exame. Reforçamos que não podemos negligenciar o cuidado em relação aos outros”, relata.

Por se tratar de uma doença de tão fácil contaminação são de extrema necessidade as adoções de simples atitudes. Entre elas, além das já citadas anteriormente, vale destacar:

-Limpe os objetos mais manuseados com álcool gel;

-Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o braço ou com um lenço descartável;

-Não toque no nariz, boca ou olhos antes de lavar as mãos;

-Não cumprimente as pessoas com abraços, beijos e apertos de mão.

Serviço

Em caso de dúvidas sobre o Coronavírus acesse o site https://coronavirus.pinhais.pr.gov.br/ ou entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo número (41) 98814-6838, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui