Esta semana vou comentar um pouco sobre duas coisas, um evento e uma ideia. Vamos começar falando do evento mais delicioso da semana passada.
Na loja Hopland no bairro em que moro, o Água Verde, aconteceu um evento para lá de delicioso, pois envolvia a queridinha destas paragens, a cerveja American IPA Mutum Cavalo dos meus amigos da cervejaria Ignorus.
Esta é uma loja muito especial para mim, pois é de uma família muito chegada. O Rodrigo Assis foi meu aluno e é muito bacana ver que muitas das coisas do tempo de faculdade são aplicadas no negócio. A loja é muito bem montada e se remodela a cada ano.
Mas, vamos falar do evento, que foi organizado pelo Gugu Benigni, que criou o movimento Mutumzeiros. O evento foi realizado na quarta-feira dia 16/10 e o Pint (473 ml) foi vendido a R$ 10,00.
Quando cheguei, por volta das 17:00 ainda não havia muita gente por lá. Mas alguns camaradas já estavam curtindo a festa. Duas tendas estavam disponíveis para melhor acolher os presentes, além da área da loja.
É claro que uns camaradas meus já estavam fazendo seu churrasquinho, pois afinal de contas a alimentação também é importante nestes eventos. A loja empresta as churrasqueiras e você só precisa fazer a reserva.
O serviço de cervejas foi ampliado para o evento, em busca de melhor atender os presentes que normalmente ficam com muita sede neste tipo de evento. A área externa ajuda bastante neste sentido.
Mas, para este evento acontecer, muito trabalho foi realizado anteriormente, pois afinal de contas foram consumidos aproximadamente 800 litros de Mutum Cavalo somente neste dia. O Rodrigão amigos e família trabalharam bastante. Disso eu sei, pois os encontrei e almoçamos juntos na terça-feira e conversamos sobre isso.
Eu vi a van, que estava socada de barris de Mutum Cavalo. Mas, nada com um descanso entre uma parte e outra do trabalho.
Foram muitos amigos e conhecidos que eu pude rever, pois estou meio afastado destes eventos em virtude do meu trabalho na UniOPET. Mas tive o prazer de encontrar muitas pessoas queridas e especiais.
Um deles foi o Beto Basso, um dos sócios da cervejaria Ignorus, pessoa muito bacana que tive o prazer de me tornar amigo quando fui fazer minha primeira receita lá no Hop N’Roll. Ele e seu irmão, o Saulo, me acolheram muito bem e me ajudaram a desenvolver uma receita que ficou muito bacana e me levou a me fixar muito mais neste delicioso mundo das cervejas.
Não reparem a latinha de Coca na mão dele, pois ele estava com a família e dirigindo. O cara é muito responsável. É uma família muito especial.
Mas, o evento lotou mais tarde. Pude provar alguns Pints de Mutum em excelentes companhias. O tempo estava muito agradável e isso ajudou bastante no sucesso do evento.
Espero encontrá-los em um destes eventos.
Agora vamos passar para uma notícia muito bacana, uma novidade que promete gerar muita mídia para esta cervejaria.
Foto: Carlsberg Group/Divulgação
A novidade que está para chegar em breve, é a ‘garrafa de papel’ ou Green Fiber Bottle (Frasco de fibra verde). O projeto foi apresentado no eventoC40 World Mayors Summit, na Alemanha, pela Carlsberg.
A garrafa é 100% reciclável e foi produzida com materiais sustentáveis, fato que representa um esforço da marca pela inovação a nível de sustentabilidade, atitude resultante do programa Together Towards ZERO (Juntos em direção ao ZERO), que inclui um compromisso de redução a zero das emissões de carbono, assim como redução de 30% do impacto total, que refletem bem a pegada ecológica definida por esta cervejaria.
No eventoC40, foram apresentados dois tipos possíveis, sendo que um deles será a Green Fiber Bottle (Frasco de Fibra Verde), com uma base de fibras de madeira, ou seja, sua origem é sustentável. Esta apresenta uma camada interna que garante a conservação de cerveja sem comprometer o nível de reciclabilidade da garrafa.
O material usado nesta camada interna poderá vir a ser produzido com um polímero de PET reciclado ou de um polímero de PEF 100% biológico, sendo que ambos ainda estão em fase de testes.
Estes dois protótipos representam um passo importante rumo a uma inovação no mercado, superando muitos desafios técnicos. É importante ressaltar que já existe o Snap Pack de redução de plástico, conforme Myriam Shingleton, que é vice-presidente de desenvolvimento de grupo do Carlsberg Group.
Outro ponto importante é que empresas como a Coca-Cola, a The Absolut Company e a L’Oreal uniram-se à Carlsberg em 2015, criando uma comunidade que defende as garrafas de papel.
A pegada mais ecológica da marca da Carlsberg fica comprovado pelas embalagens que já contam com materiais reciclados e, em 2018, a garantia de uma tinta mais ‘verde’ e o Snap Pack (https://www.youtube.com/
Palmas para mais uma ação muito bacana!!!
E vamos encerrando este material com uma festa que promete ser bacana. É a Oktoberfest que irá movimentar a Mercadoteca neste sábado (26/10) a partir das 16h.
Com música alemã e atrações para as crianças, o evento tem entrada franca. No evento será possível aproveitar a gastronomia das 14 lojas que integram o espaço, o grupo folclórico Alma Germânica (Germanische Seele Trachtenverein) com típicas daquele país a partir das 16h. Para a apresentação eles utilizam músicas que resgatam historicamente o povo Alemão.
Este é um grupo recente, pois foi formado em 2018, mas que já se apresentou em cidades do Paraná, de Santa Catarina, de São Paulo e do Rio de Janeiro, bem como participou do programa “Encontro com Fátima Bernardes”.
Apresentam-se com trajes tradicionais dos povos que formaram a antiga Germânia, para completar o aspecto visual de sua performance que vale a pena apreciar.
A trupe Os Incríveis estará apresentando jogos e brincadeiras educativos para entreter os pequenos, a partir das 16h e a inscrição é gratuita.
Ainda, a Glasso Tap & Co. apresenta algo em torno de 20 opções de cervejas em suas torneiras, destacando duas cervejas da Way Beer que estarão sendo vendidas em dobro nesse dia.
Uma é a IPA Loka, lançada em fevereiro, é uma American IPA com dry hopping e forte presença de lúpulo, com 6,6% de teor alcoólico. Eu pude prová-la no Way Circus e digo que ela merece ser provada.
A outra é a Pink IPA, cerveja criada pensando na campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama. Ela possui de baixo a médio amargor (48 IBU) e apresenta 4,7% de teor alcoólico.
Data: sábado, 26 de outubro
Horário: Mercadoteca aberta a partir das 11h, atrações a partir das 16h
Entrada: franca
Endereço: Rua Paulo Gorski, 1309 – Mossunguê, Curitiba – PR
Cheers!!!
**
Jorge Marcondes e analista de sistemas por profissão e especialista em tecnologias educacionais, graduado e mestre em administração de empresas, professor de graduação e especialização no ensino presencial e a distância, degustador contumaz e apaixonado por cervejas artesanais e caseiras. Colunista do portal VRNews desde 2014 e agora do Expresso Livre, abordando o universo das cervejas caseiras e artesanal.