Mutumzeiros e Garrafa de papel

cerveja

Esta semana vou comentar um pouco sobre duas coisas, um evento e uma ideia. Vamos começar falando do evento mais delicioso da semana passada.

Na loja Hopland no bairro em que moro, o Água Verde, aconteceu um evento para lá de delicioso, pois envolvia a queridinha destas paragens, a cerveja American IPA Mutum Cavalo dos meus amigos da cervejaria Ignorus.

Esta é uma loja muito especial para mim, pois é de uma família muito chegada. O Rodrigo Assis foi meu aluno e é muito bacana ver que muitas das coisas do tempo de faculdade são aplicadas no negócio. A loja é muito bem montada e se remodela a cada ano.

Mas, vamos falar do evento, que foi organizado pelo Gugu Benigni, que criou o movimento Mutumzeiros. O evento foi realizado na quarta-feira dia 16/10 e o Pint (473 ml) foi vendido a R$ 10,00.

Cerveja
Foto: Divulgação

 

Quando cheguei, por volta das 17:00 ainda não havia muita gente por lá. Mas alguns camaradas já estavam curtindo a festa. Duas tendas estavam disponíveis para melhor acolher os presentes, além da área da loja.

Cerveja
Foto: Divulgação

É claro que uns camaradas meus já estavam fazendo seu churrasquinho, pois afinal de contas a alimentação também é importante nestes eventos. A loja empresta as churrasqueiras e você só precisa fazer a reserva.

O serviço de cervejas foi ampliado para o evento, em busca de melhor atender os presentes que normalmente ficam com muita sede neste tipo de evento. A área externa ajuda bastante neste sentido.

Cerveja
Foto: Divulgação

Mas, para este evento acontecer, muito trabalho foi realizado anteriormente, pois afinal de contas foram consumidos aproximadamente 800 litros de Mutum Cavalo somente neste dia. O Rodrigão amigos e família trabalharam bastante. Disso eu sei, pois os encontrei e almoçamos juntos na terça-feira e conversamos sobre isso.

Eu vi a van, que estava socada de barris de Mutum Cavalo. Mas, nada com um descanso entre uma parte e outra do trabalho.

Cerveja
Foto: Divulgação

Foram muitos amigos e conhecidos que eu pude rever, pois estou meio afastado destes eventos em virtude do meu trabalho na UniOPET. Mas tive o prazer de encontrar muitas pessoas queridas e especiais.

Um deles foi o Beto Basso, um dos sócios da cervejaria Ignorus, pessoa muito bacana que tive o prazer de me tornar amigo quando fui fazer minha primeira receita lá no Hop N’Roll. Ele e seu irmão, o Saulo, me acolheram muito bem e me ajudaram a desenvolver uma receita que ficou muito bacana e me levou a me fixar muito mais neste delicioso mundo das cervejas.

Cerveja
Foto: Divulgação

 

Não reparem a latinha de Coca na mão dele, pois ele estava com a família e dirigindo. O cara é muito responsável. É uma família muito especial.

Mas, o evento lotou mais tarde. Pude provar alguns Pints de Mutum em excelentes companhias. O tempo estava muito agradável e isso ajudou bastante no sucesso do evento.

Cerveja
Foto: Divulgação

 Espero encontrá-los em um destes eventos.

Agora vamos passar para uma notícia muito bacana, uma novidade que promete gerar muita mídia para esta cervejaria.

cerveja

Foto: Carlsberg Group/Divulgação

A novidade que está para chegar em breve, é a ‘garrafa de papel’ ou Green Fiber Bottle (Frasco de fibra verde). O projeto foi apresentado no eventoC40 World Mayors Summit, na Alemanha, pela Carlsberg.

A garrafa é 100% reciclável e foi produzida com materiais sustentáveis, fato que representa um esforço da marca pela inovação a nível de sustentabilidade, atitude resultante do programa Together Towards ZERO (Juntos em direção ao ZERO), que inclui um compromisso de redução a zero das emissões de carbono, assim como redução de 30% do impacto total, que refletem bem a pegada ecológica definida por esta cervejaria.

No eventoC40, foram apresentados dois tipos possíveis, sendo que um deles será a Green Fiber Bottle (Frasco de Fibra Verde), com uma base de fibras de madeira, ou seja, sua origem é sustentável. Esta apresenta uma camada interna que garante a conservação de cerveja sem comprometer o nível de reciclabilidade da garrafa.

O material usado nesta camada interna poderá vir a ser produzido com um polímero de PET reciclado ou de um polímero de PEF 100% biológico, sendo que ambos ainda estão em fase de testes.

Estes dois protótipos representam um passo importante rumo a uma inovação no mercado, superando muitos desafios técnicos. É importante ressaltar que já existe o Snap Pack de redução de plástico, conforme Myriam Shingleton, que é vice-presidente de desenvolvimento de grupo do Carlsberg Group.

Cerveja
Foto: Divulgação

 

Outro ponto importante é que empresas como a Coca-Cola, a The Absolut Company e a L’Oreal uniram-se à Carlsberg em 2015, criando uma comunidade que defende as garrafas de papel.

A pegada mais ecológica da marca da Carlsberg fica comprovado pelas embalagens que já contam com materiais reciclados e, em 2018, a garantia de uma tinta mais ‘verde’ e o Snap Pack (https://www.youtube.com/watch?v=NY0ikbi7Pa4), que veio substituir o invólucro de plástico que unia um pack de seis cervejas antigamente.

Palmas para mais uma ação muito bacana!!!

E vamos encerrando este material com uma festa que promete ser bacana. É a Oktoberfest que irá movimentar a Mercadoteca neste sábado (26/10) a partir das 16h.

Com música alemã e atrações para as crianças, o evento tem entrada franca. No evento será possível aproveitar a gastronomia das 14 lojas que integram o espaço, o grupo folclórico Alma Germânica (Germanische Seele Trachtenverein) com típicas daquele país a partir das 16h. Para a apresentação eles utilizam músicas que resgatam historicamente o povo Alemão.

Este é um grupo recente, pois foi formado em 2018, mas que já se apresentou em cidades do Paraná, de Santa Catarina, de São Paulo e do Rio de Janeiro, bem como participou do programa “Encontro com Fátima Bernardes”.

Apresentam-se com trajes tradicionais dos povos que formaram a antiga Germânia, para completar o aspecto visual de sua performance que vale a pena apreciar.

A trupe Os Incríveis estará apresentando jogos e brincadeiras educativos para entreter os pequenos, a partir das 16h e a inscrição é gratuita.

Ainda, a Glasso Tap & Co. apresenta algo em torno de 20 opções de cervejas em suas torneiras, destacando duas cervejas da Way Beer que estarão sendo vendidas em dobro nesse dia.

Uma é a IPA Loka, lançada em fevereiro, é uma American IPA com dry hopping e forte presença de lúpulo, com 6,6% de teor alcoólico. Eu pude prová-la no Way Circus e digo que ela merece ser provada.

A outra é a Pink IPA, cerveja criada pensando na campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama. Ela possui de baixo a médio amargor (48 IBU) e apresenta 4,7% de teor alcoólico.

Data: sábado, 26 de outubro

Horário: Mercadoteca aberta a partir das 11h, atrações a partir das 16h

Entrada: franca

Endereço: Rua Paulo Gorski, 1309 – Mossunguê, Curitiba – PR

 

 

Cheers!!!

**

Jorge MarcondesJorge Marcondes e analista de sistemas por profissão e especialista em tecnologias educacionais, graduado e mestre em administração de empresas, professor de graduação e especialização no ensino presencial e a distância, degustador contumaz e apaixonado por cervejas artesanais e caseiras. Colunista do portal VRNews desde 2014 e agora do Expresso Livre, abordando o universo das cervejas caseiras e artesanal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui