No Paço Municipal: ato cívico comemora 168 anos de Emancipação Política de São José dos Pinhais

Foto: Divulgação

Fonte: Prefeitura de São José dos Pinhais 

A prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, o vice-prefeito Professor Assis, e a nova equipe de secretários da gestão 2021 – 2024, estiveram presentes na manhã desta quinta-feira (07/janeiro) no ato cívico que comemorou os 168 anos de Emancipação Política do município.

Realizada no Memorial Casarão, localizado no Paço Municipal, a cerimônia reuniu autoridades civis e religiosas, representantes dos Poderes Legislativo (eleitos em 2020) e Executivo, além dos novos secretários municipais, convidados, líderes comunitários e servidores que também acompanharam o ato, a primeira solenidade oficial realizada em 2021 pela nova gestão.

Sempre presente nos principais eventos da cidade, a Banda Marcial SJP, compareceu à cerimônia para executar o Hino Nacional e de São José dos Pinhais. Integrantes da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e da Guarda Municipal (GMSJP) também compareceram.

O secretário de Governo, Thiago Bührer, acompanhou a cerimônia, que ainda teve a presença do atual presidente da Câmara Municipal (CMSJP), Abílio Alves.

“Com enorme satisfação, realizamos hoje o primeiro ato oficial da nova gestão, em comemoração aos 168 anos de Emancipação Política de São José dos Pinhais. Data de extrema importância para a cidade e que deve ser lembrada todos os anos”, comentou a prefeita, Nina Singer.

“São José dos Pinhais, hoje, é a maior cidade da Região Metropolitana (RMC), uma grande cidade do Estado do Paraná, uma cidade em desenvolvimento, que cresce à cada dia”, disse a prefeita. Nina finalizou seu discurso dizendo que é uma honra ser a primeira mulher a ocupar o cargo de prefeita na cidade, orgulho que deve ser dividido com todas as mulheres do município.

Nina Singer, é a primeira mulher assumir a administração municipal em 330 anos. Antes dela, 36 (trinta e seis) prefeitos ocuparam o principal cargo da gestão municipal. Em 168 anos de Emancipação Política, desde a implantação da Câmara de Vereadores na cidade (1.853), nove mulheres desempenharam papel político, entre elas, está Nina.

Para o vice-prefeito, professor Assis Manoel Pereira, os 168 anos de Emancipação Política de São José dos Pinhais foi conquistado com muito trabalho e perseverança de homens e mulheres ao longo dos anos, e representa uma grande conquista democrática à atual e futura geração. “Estamos muitos felizes em comemorar mais um ano de emancipação que trouxe liberdade política à cidade. É um dia especial”, disse o vice-prefeito.

Nesta sexta-feira, 8 de janeiro, data em que é comemorada a emancipação, não haverá atendimento administrativo nas unidades públicas municipais, mas os serviços de urgência, emergência e de segurança, considerados essenciais à cidade, funcionam normalmente.

 

Venha conhecer São José dos Pinhais

 

Criada em 16 de julho de 1852 através da lei nº 10 da província de São Paulo (SP), a Vila de São José dos Pinhais, como era chamada na época, teve em 8 de janeiro de 1853 a instalação da Câmara dos vereadores, desmembrou-se da província de SP e em dezembro de 1897, a vila foi elevada à categoria de cidade.

Atualmente São José dos Pinhais está dividida em 40 bairros, possui economia influenciada pela presença do Aeroporto Internacional Afonso Pena, se tornou o terceiro polo automotivo do país que abriga montadoras da Volkswagen, Audi, Nissan e Renault. Além da sede da famosa rede de perfumes e cosméticos O Boticário e da empresa de alimentos Nutrimental. São José dos Pinhais se destaca na agricultura como maior produtor de olerícolas da região e principal fornecedor do CEASA de Curitiba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui