O que esperar da chuva de abril no Brasil?

De forma geral, o Brasil ainda fica úmido no mês de abril. De chover com certa regularidade em todas as Regiões do país. Porém, dentro de cada Região, algumas áreas terão chuva mais volumosa e frequente do que outras.

Climatologicamente abril é um mês de chuva na costa norte e na costa leste do Nordeste e também no norte da Região Norte. Mas a chuva diminui bastante no Sudeste, no Centro-Oeste e também no interior do Nordeste e na porção sul da Região Norte. Em anos normais, o Sul continua tendo eventos de chuva em abril, com a passagem de frentes frias.

O mapa mostra a climatologia de chuva no Brasil para o mês de abril, de acordo com cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia para o período de 1981 a 2010.

Climatologia de chuva para abril no Brasil (INMET) Foto: DIvulgação
Quando vai esfriar?

Em relação à temperatura, não há expectativa da entrada de massas de ar muito frias sobre o país em abril. Alguns dias podem ser amenos em áreas do Sul e do Sudeste, mas principalmente pelo excesso de nebulosidade e chuva e nem tanto pela presença de ar frio de origem polar.

A primeira massa de ar frio de origem polar realmente forte deve ocorrer em maio.

Confira a tendência da chuva durante o mês de abril em cada Região do país

Região Sul

Em abril, a previsão é de melhora no quadro de chuva da Região, que vem vivenciando uma estiagem desde dezembro de 2019. A expectativa é de que a chuva retorne principalmente sobre o Rio Grande do Sul. Apesar da melhora, a previsão é de que o estado ainda termine abril com chuva abaixo da média.

Para Santa Catarina e Paraná, a expectativa é de que chova mais do que a média na faixa centro-leste dos estados, que inclui as capitais.

Região Sudeste

Em abril, o corredor de umidade convergente sobre a Região Sudeste enfraquece e a atmosfera vai ficando mais seca. Mas ainda há previsão de chuva acima da média em toda a Região Sudeste. Logo no início do mês, o avanço de uma frente fria provoca nebulosidade e chuva que persiste por dois dias. Após esse período, a atmosfera fica mais seca, mas ainda não se descartam alguns temporais localizados, gerados por calor e por umidade. A chuva de abril deve se concentrar na primeira quinzena do mês.

Anomalia de chuva prevista pela Climatempo para abril de 2020: os tons de azul indicam chuva acima média; os tons em laranja indicam chuva abaixo da média histórica Foto: Divulgação
Região Centro-Oeste

Em abril a previsão é da diminuição de chuva em toda a Região Centro-Oeste. O tempo fica mais seco em relação aos meses anteriores, de forma geral. Apesar disso, em comparação à média histórica, ainda se espera chuva acima da média em Brasília e em Goiás.

Região Nordeste

A chuva vai diminuindo em grande parte da Região Nordeste durante o mês de abril. Mas a a costa norte nordestina ainda recebe muita influência ZCIT – Zona de Convergência Intertropical. Por isso, a costa norte do Nordeste, entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte, ainda podem ter episódios de chuvas intensas, fazendo com que o acumulado final de abril fique acima da média.

Região Norte

Em abril, a previsão para a Região Norte ainda é de muita instabilidade, principalmente na faixa norte da Região. A ZCIT – Zona de Convergência Intertropical continua ativa na costa norte do Brasil e influencia bastante as condições de tempo, provocando eventos de chuva volumosa. A região de Belém já teve muita chuva em março e continua sujeita a chuva volumosa em abril.
**
Via: Climatempo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui