23.3 C
São José dos Pinhais
segunda-feira, 18 março 2024
Início Notícias Paraná tem 21 grupos prioritários de vacinação para a Covid-19; saiba detalhes...

Paraná tem 21 grupos prioritários de vacinação para a Covid-19; saiba detalhes sobre a fila

O Plano Estadual de Vacinação de Vacinação, feito a partir do Informe Técnico da Campanha Nacional de Vacinação da Covid-19, prevê 21 grupos prioritários para aplicação no Paraná. Ao todo, o Paraná pretende vacinar um total de 4.019.115 pessoas na primeira fase, considerando os grupos prioritários (ver tabela abaixo). A vacinação ocorrerá de acordo com o recebimento dos imunizantes, de forma gradual e escalonada.

De acordo com o governo estadual, a intenção é expandir a vacinação dentro dos 11.516.840 de habitantes, a longo prazo, para pessoas acima de 18 anos, que perfaz um total de 8.736.014 pessoas.

O Ministério da Saúde inicia nesta segunda-feira (18) a campanha nacional de vacinação contra a covid-19 com um
total de 6 milhões de doses da vacina Sinovac (Butantan). A Saúde, ressalta que esta vacina tem indicação de duas doses para completar o esquema vacinal.

Neste cenário, considerando as duas doses para completar o esquema vacinal (intervalo de 2 a 4 semanas entre elas) e o percentual de perda operacional de 5%, estima-se vacinar nesta primeira etapa cerca de 2,8 milhões de pessoas, priorizando os grupos que seguem nesta primeira fase:

❖ Trabalhadores da saúde (ver estrato populacional abaixo)

❖ Pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas);

❖ Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em Residências
Inclusivas (institucionalizadas);

❖ População indígena vivendo em terras indígenas.

Diante das doses disponíveis para distribuição inicial às UF e a estimativa populacional dos trabalhadores de saúde, será necessária uma ordem de priorização desse estrato populacional. Assim, recomenda-se a seguinte ordem para vacinação dos trabalhadores da saúde conforme disponibilidade de doses, sendo facultado a Estados e Municípios a possibilidade de adequar a priorização conforme a realidade local:

❖ Equipes de vacinação que estiverem inicialmente envolvidas na vacinação dos grupos elencados para as 6 milhões de doses;

❖ Trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos e de Residências Inclusivas (Serviço de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva para jovens e adultos com
deficiência);

❖ Trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19;

❖ Demais trabalhadores de saúde

A meta do Plano Nacional de Vacinação é vacinar pelo menos 90% da população alvo de cada grupo, uma vez que é de se esperar que uma pequena parcela da população apresente contraindicações à vacinação.

Serão duas doses da vacina no intervalo entre 14 dias e 28 dias.

Plano para vacinar 4 milhões de paranaenses:

 

Salas de vacinação

O Paraná tem 1.850 salas de vacinação nos 399 municípios. A quantidade de locais varia em cada cidade de acordo com o tamanho da população. Os municípios são responsáveis pela gestão dos profissionais para aplicação das doses da vacina, assim como pelas estratégias de vacinação chamada extramuros, ou seja, fora das salas de vacinação. Um exemplo de desse formato é a vacinação em terminais de ônibus ou drive-thru.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui