Pinhais 32 anos: Qualifica Paraná leva cursos para a população de Pinhais

Divulgação PMP

A Prefeitura de Pinhais, em parceria com o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, disponibiliza à população do município, pelo projeto Qualifica Paraná, cursos de qualificação ministrados pelo Senai, por meio de uma unidade móvel de panificação.

Estão sendo ofertados dois cursos: Aperfeiçoamento em Confeitaria e Aperfeiçoamento em Panificação. Os cursos fazem parte do Programa Capacita Pinhais, que oferece aos munícipes cursos em diversas áreas.

Presente à cerimônia de abertura dos cursos, a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, destaca o desenvolvimento do município, a partir da qualificação das pessoas:

“Pinhais é uma cidade que tem se desenvolvido muito, e nós só conseguimos ampliar esse desenvolvimento, porque as pessoas estão sendo desenvolvidas. Nós queremos levar a qualidade de trabalho, de capacitação, e fazer com que as pessoas tenham realmente a qualificação com muita competência. Estamos bem felizes nessa parceria, com o Qualifica Paraná vindo do Governo do Estado e na junção do nosso Capacita Pinhais, que é um programa local e que nós vamos continuar trabalhando muito”, finaliza Rosa.

Prova do poder transformador da capacitação, Maviane Cristina de Oliveira Bello, proprietária dos estabelecimentos “Doces da Mavie e “Espaço Tche Bodega”, e ex-aluna do curso de confeitaria oferecido pelo Programa Capacita Pinhais, fala do que mudou na vida dela:

“Eu fiz o curso em 2023, o curso para mim foi um divisor de águas. Eu já sou formada em gastronomia. Ele realmente abriu as portas para mim, em questão da panificação, da confeitaria, na parte dos chocolates. Eu já tinha minha doceria aberta, que são os ‘Doces da Mavie’, só que ela ainda estava estagnada. Mas a partir do curso, eu consegui abrir as portas. Eu mexo só com doces zero lactose, então eu consegui trabalhar. Hoje eu tenho uma boa clientela, tenho vários clientes em Pinhais e fora de Pinhais. Agradeço muito a nossa prefeita, por ter trazido o Senai e os cursos para cá”, conclui Maviane.

“No ano de 2023, quase 2.000 moradores de Pinhais foram capacitados em diversos cursos, incluindo a Mavie. Hoje com essa parceria nós conseguimos trazer o ônibus aqui do Senai. A prefeitura não mede esforços para investir quando nós falamos em capacitação, e esse é o nosso foco”, acrescenta Ricardo Pinheiro, secretário de Desenvolvimento Econômico.

O evento faz parte da programação em comemoração ao aniversário de 32 anos de Pinhais. Confira a programação completa no site da prefeitura.

Presenças
Além das autoridades já mencionadas, estiveram presentes na abertura dos cursos, representando Mauro Moraes, secretário de estado do trabalho, Liza Fortes, coordenadora de qualificação profissional; Ricardo Pinheiro, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico; Thiago Gabardo, orientador pedagógico do Senai; o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcinho; e os vereadores Fabrício Sousa e Tomé.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui