Pinhais abre vagas para cursos gratuitos

cursos
Foto: Divulgação

Está aberta as inscrições para os cursos gratuitos de Panificação e Confeitaria (40h) e Elaboração de Doces (40h). São 30 vagas no total. Os cursos serão realizados na unidade móvel do SENAI, no estacionamento do Centro de Empreendedorismo e Artesanato (CEART).

Após as inscrições via internet, é obrigatória a efetivação da matrícula nos dias 31 de outubro e 1º de novembro no Ceart. A coordenação salienta que se deve comparecer com cópias dos documentos RG, CPF e comprovante de residência de Pinhais.  Caso o candidato não compareça, a vaga será preenchida pelo próximo da lista de espera.

Requisitos para inscrição:

– ser morador de Pinhais;

– ensino fundamental II incompleto;

– acima de 18 anos.

Curso Elaboração de Doces

Início: 12 de novembro, das 8h às 12h. Carga horária: 40 horas/aula – 15 vagas

Conteúdo: doces finos para festas e casamento; elaboração de brigadeiro gourmet, camafeu, caixinha de chocolate, trufas, bombons caramelados, bombons caramelados recheados, entre outros.

Curso sobre técnicas de Panificação e Confeitaria

Início: 12 de novembro, das 13h30 às 17h30. Carga horária: 40 horas/aula – 15 vagas

Conteúdo: boas práticas de fabricação – programas de higiene; controle de pragas e higienização; panorama da qualidade de produtos alimentícios; definição de procedimentos padrão de higiene operacional (PPHO). Administração e matemática aplicada à panificação e confeitaria, organização da produção (receituário, calendário de produção, ordem de produção, encomendas, rotina de trabalho, inovação de produtos); regra de 3, balanceamento de receitas, cálculo da porcentagem, cálculo de rendimento, cálculo de perdas, exercícios aplicados. Processos de panificação, amassamento, boleamento, divisão, modelagem, crescimento e forneamento; manuseio de equipamentos, limpeza e desinfecção de máquinas e utensílios; técnicas de panificação, fabricação de massa salgada, pão caseiro, pão de hot-dog e hambúrguer, pães rústicos (italiano, ciabatta), pão de forma; técnicas de confeitaria, fabricação de bolos simples, bolo caramelado, pão de ló, massas de cupcake, preparo de chantilly e marshmellow.

Serviço

O Ceart está localizado na Avenida Ayrton Senna da Silva, 2842, bairro Estância Pinhais. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone (41) 3901-5826.

**

Via: Departamento de Comunicacao e Cerimonial

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui