Pinhais avança na acessibilidade para a comunidade surda disponibilizando tradutor-intérprete de Libras

Foto: Divulgação

O trabalho do profissional está presente nos eventos, lives, vídeos institucionais e à disposição das secretarias que precisam atender pessoas surdas

Fonte: Prefeitura de Pinhais 

A Prefeitura de Pinhais tem em seu quadro de profissionais o tradutor-intérprete de Libras – Tils. Esse profissional é responsável por fazer a ponte comunicativa entre surdos e ouvintes (como são chamadas as pessoas que escutam), unindo duas línguas, o português e a Língua Brasileira de Sinais – Libras, que têm estruturas diferentes.

Há dois anos, com o surgimento da pandemia, a profissão ganhou evidência, pois com as realizações de lives nas redes sociais, tornou-se comum vermos um profissional nos vídeos fazendo “os sinais” que transmitem a informação para o público surdo.

O município, até 2021, contava com profissionais da área, para atender demandas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) junto aos alunos surdos matriculados na Rede Municipal de Ensino, sendo cedidas para atender demandas das demais secretarias, ocasionalmente.

Pensando em avançar na questão da acessibilidade para a comunidade surda, a Prefeitura de Pinhais ampliou a atuação desse profissional no município e, além dos profissionais da Semed, há um lotado na Secretaria de Governo (Segov).

O tradutor fica à disposição para atender as demandas das diferentes secretarias que solicitam o trabalho por meio de agendamento, também desenvolve outras atividades que ampliam a sua atuação com a participação nos eventos promovidos, como as audiências públicas, o Casamento Coletivo, entre outros que são transmitidos pela internet (lives). Mais uma importante contribuição é que com a presença do tradutor-intérprete de libras, os vídeos produzidos pelo Departamento de Comunicação, da Prefeitura de Pinhais, passaram a ter a janela de Libras, um recurso que possibilita às pessoas surdas compreender o conteúdo divulgado nos materiais publicados no site e redes sociais.

O novo Tradutor-intérprete de Libras da Prefeitura é o servidor Felipe Moura. Proficiente em Libras certificado pelo PROLIBRAS (MEC), ele trabalha na função há 12 anos, inclusive, em algumas ocasiões prestou o serviço para a Secretaria de Educação. Felipe diz que independente de participar de uma live, realizar um atendimento presencial, ou atender alguma outra situação, o valor desta profissão é tornar a comunicação entre surdos e ouvintes uma realidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui