Pinhais: Campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”

Movimento mundial, ações em Pinhais promovem a conscientização da comunidade por meio do Centro de Referência Maria da Penha e Núcleo da Paz

A Prefeitura de Pinhais, por meio do Centro de Referência Maria da Penha da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), lança a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, de 20 de novembro a 10 de dezembro. Alinhada ao movimento mundial, o objetivo da campanha é conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres. A mobilização anual é empreendida por diversos atores da sociedade civil e do poder público.

Mundialmente, a campanha é realizada em 16 dias de ativismo. Já no Brasil, acontece de 20 de novembro a 10 de dezembro, por isso chamada de “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. O início no Dia da Consciência Negra considera a dupla vulnerabilidade da mulher negra. O encerramento no dia 10 de dezembro contempla a data de proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, cujo objetivo é também propor medidas de prevenção e combate à violência, além de ampliar os espaços de debate com a sociedade.

Neste ano, o Centro de Referência Maria da Penha de Pinhais (CRMP) realiza atividades em reflexão aos 21 Dias de Ativismo, incluindo encontro entre profissionais de saúde, roda de conversa e distribuição de materiais orientativos à população.

Programação

No dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, haverá o 1º Encontro Alusivo aos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, na Secretaria Municipal de Educação (Semed). A atividade será promovida pelo Núcleo da Paz e o CRMP, com os ACS do município (Agentes Comunitários de Saúde), dentre outros profissionais, no horário das 13h30 às 16h30.

No dia 30 de novembro, a ação “Elas no Poder” propõe uma roda de conversa com lideranças femininas, incluindo a prefeita, secretárias, procuradores e empresárias de Pinhais. O evento será na Acipi (Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Pinhais), das 8h30 às 11h30.

Já nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, o CRMP leva a iniciativa “Homens Contra a Violência”, fazendo a distribuição do laço branco, marca da campanha, e materiais orientativos aos servidores homens da Prefeitura e Câmara Municipal. A ação passará pelas Secretarias Municipais de Obras Públicas, Assistência Social, Câmara Municipal, Delegacia de Polícia Civil de Pinhais e sede da Guarda Municipal.

Serviço

Campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”

20 de novembro a 10 de dezembro de 2022

programação completa está disponível na internet por meio do link divulgado no site e redes sociais da prefeitura.

Centro de Referência Maria da Penha – Rua 21 de Abril, 321, Centro.

Telefone/WhatsApp: (41) 99186-6656.

E-mail: mariadapenha@pinhais.pr.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui