Pinhais conta com aproximadamente 30 km de pista para ciclistas

ciclista
Foto: Divulgação

Com quase 100% das suas ruas pavimentadas, Pinhais também é destaque na mobilidade urbana com uma grande malha de vias destinada para ciclistas. Atualmente, a cidade conta com 29,5 km de ciclovias, ciclofaixas ou vias compartilhadas com pedestres, que ligam os bairros do município, pontos turísticos e lugares destinados ao lazer.

Para quem utiliza a bicicleta no dia a dia como meio de transporte para ir e voltar do trabalho, os espaços para ciclistas contribuem ao dar mais agilidade no trânsito. Já para quem utiliza a bike para o lazer, as ciclovias de Pinhais ligam os parques e bosques da cidade, além de fazer parte da Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu, com uma série de opções culturais e de lazer.

A maior ciclovia da cidade está na Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel (PR-415), com mais de 6,1 km, ligando Curitiba a Piraquara, passando pelos bairros Estância Pinhais, Emiliano Perneta, Centro, Pineville, Jardim Amélia, Maria Antonieta e Parque das Águas, fazendo a ligação do extremo oeste com o leste.

Outra importante ciclovia que corta diversos bairros está localizada na Avenida Maringá. Iniciando na PR-415, a via segue sentido Colombo, no bairro Emiliano Perneta, com 1,3 km de extensão. Nesta via, com as obras de duplicação, serão construídos mais de 1,1 km de ciclovia. Além disso, está projetada a construção de mais 2,2 km no bairro Atuba, até a Estrada da Graciosa, fechando toda a extensão da Avenida

No outro lado da Avenida Maringá na PR-415, na Rua 24 de Maio, no bairro Estância Pinhais, a ciclovia de 1,3 km liga ao bairro Weissópolis. Com este prolongamento, os ciclistas conseguem trafegar com toda a segurança percorrendo desde o bairro Atuba, na divisa com Colombo, até o Weissópolis, na divisa com Curitiba, ligando o extremo sul com o norte da cidade.

A Avenida Iraí é outra via que conta com um importante trecho para a locomoção de ciclistas com mais de 2,1 km. Iniciando na região próxima ao Autódromo, a via segue até a divisa com Piraquara, percorrendo a divisa entre os bairros Weissópolis e Vargem Grande. Outra rota com mobilidade para ciclista está localizada na Avenida Ayrton Senna da Silva, com mais de 3,7 km, ligando diversos bairros.

Somam-se a essas ciclovias que ligam quase todas as regiões da cidade, os modais que percorrem os parques de Pinhais. No Parque das Águas são mais de 3 km de ciclovia, já no novo Parque Linear as margens do Rio Atuba, entre os bairros Estância Pinhais e Emiliano Perneta, também são mais de 3 km. Além disso, no Parque Linear do Iraí, ligando o Weissópolis com o Vargem Grande, são mais de 4,15 km. Para quem utiliza a bicicleta para o lazer, os Parques Lineares contam com uma série de espaços, como canchas esportivas.

Nos últimos dias a ciclofaixa da Rua Guilherme Weiss (Estância Pinhais), em toda a sua extensão com 1 km, recebeu nova pintura, nos dois sentidos da via. Soma-se a essa malha cicloviária as vias localizadas nas ruas Salgado Filho (1,2 km), na região central, e Floral (1,7 km) no Alto Tarumã.

Além disso, estão projetadas para os próximos meses a construção de espaço para locomoção de ciclistas nas ruas Rio Paranapanema (2,1 km) e Rio Paraná (1,8 km), no Weissópolis, e mais 1,2 km de ciclovia na Rua Humberto de Alencar Castelo Branco, no Jardim Amélia.

“Nossa cidade é projetada para trazer facilidade e mobilidade no trânsito para todos, seja motoristas, ciclistas ou pedestres. Trabalhamos em prol de todos, e a nossa malha cicloviária foi projetada para ligar todos os pontos da nossa cidade, trazendo agilidade, segurança e sendo mais uma ótima opção de lazer para quem mora ou visita a nossa cidade”, destaca a prefeita de Pinhais, Marli Paulino.

Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu

Lançada em agosto deste ano, este circuito é uma iniciativa das Prefeituras de Pinhais, Piraquara e Quatro Barras que trazem uma série de facilidades aos cicloturistas. Com uma extensão total com mais de 42 km, percorrendo os três municípios, o circuito conta ainda com Rotas Menores Temáticas, com 13 pontos que somadas tem mais de 255 km. Em Pinhais, as Rotas Menores são divididas em quatro: Cervejeira (9,9 km), Caminho das Águas (15,6 km), Ecológica (7,3 km) e Curitiba-Parque das Águas (5,9 km), sendo ótimas opções de lazer aliada a saúde que andar de bicicleta proporciona.

**

Via: Departamento de Comunicacao e Cerimonial 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui