Pinhais: Contribuintes já podem emitir guias do IPTU e garantir 8% de desconto pagando cota única

É possível emitir os boletos de IPTU pelo site da prefeitura durante o ano todo; já os carnês começam a ser distribuídos ainda no mês de janeiro

O pagamento da cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2023 está disponível até o dia 15 de março. É possível garantir 8% de desconto, somente no valor do IPTU, para pagamento à vista. Para acessar o boleto para pagamento do tributo, o contribuinte pode acessar o site da prefeitura, já os carnês começam a ser distribuídos ainda no mês de janeiro. É importante ressaltar que no valor a ser pago já está prevista a taxa de coleta de lixo.

Quem optar pelo pagamento parcelado terá a primeira parcela com vencimento todo dia 15 de cada mês, até dezembro. “Em caso de dúvidas, há atendimento presencial aos munícipes, porém, sempre que possível, pedimos à população que opte pelo uso dos serviços on-line”, explica o diretor do Departamento de Rendas Imobiliárias (DERIM), Antonio Cesar da Silva.

Os contribuintes que possuem benefício previdenciário de caráter permanente podem ser isentos do pagamento do IPTU, desde que a casa em que residam seja de até 100 m², o terreno seja de até 480 m² e o benefício seja de até um salário mínimo e meio.

As solicitações para obter isenção do IPTU 2023 devem ser protocoladas no Departamento de Rendas Imobiliárias até o dia 31 de outubro de 2023.

Os contribuintes que receberem o carnê de IPTU com a palavra “ISENTO” impressa na capa, não precisam comparecer na prefeitura para solicitar a renovação da isenção.

A falta de pagamento do tributo pode acarretar em inscrição em dívida ativa do valor devido, bem como protesto e cobrança judicial por parte da Procuradoria do município.

Serão aceitos pedidos de impugnação de IPTU na página: www.pinhais.pr.gov.br/revisaodeiptu, por e-mail: iptu@pinhais.pr.gov.br ou ainda pelo App atende.net.

Os contribuintes também podem emitir os boletos de IPTU durante o ano todo, neste link: https://pinhais.atende.net/autoatendimento/servicos/guias-de-iptu

Destinação

O valor recolhido fica integralmente nos cofres do município, sendo utilizado pela administração em ações que beneficiam diretamente a população. Parte deste montante é investido nas áreas da saúde e educação, e também na execução de obras de infraestrutura que serão realizadas na cidade durante todo o ano.

Serviço

O Departamento de Rendas Imobiliárias fica na Avenida Camilo Di Lellis, 453, no Centro de Pinhais. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Mais informações pelos telefones (41) 99286-1095 ou (41) 99280-7447.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui