Pinhais: Uso de máscaras se torna obrigatório

máscaras
Foto: Divulgação

Medida entra em vigor no dia 22 e visa minimizar a transmissão comunitária do novo Coronavírus

Por:Departamento de Comunicacao e Cerimonial

A Prefeitura de Pinhais publicou na tarde desta quinta-feira (16), um decreto em que estabelece como obrigatório o uso massivo de máscaras a todos os munícipes. O objetivo é de minimizar a transmissão comunitária do Coronavírus/Covid-19.

A medida passa a valer a partir da próxima quarta-feira (22) e o uso das máscaras deverá ocorrer em todos os locais públicos ou privados em que haja a circulação ou permanência de pessoas.

Além disso, o decreto 337/2020 traz que, os estabelecimentos comerciais deverão exigir a utilização de máscara para todos os clientes e empregados, restringido a entrada daqueles que não estejam usando.

Outro ponto abordado pelo decreto é com relação ao acesso de crianças e idosos nos estabelecimentos comerciais, considerando o seu grau de vulnerabilidade frente à Covid-19.  Idosos só poderão entrar nos estabelecimentos, em horários específicos, ou desde que demonstrada situação de necessidade. Já as crianças só poderão acessar estes locais, desde que seja comprovada a impossibilidade de serem deixadas com outras pessoas. “Estamos seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde e demais órgãos de saúde, que orientam o isolamento social como medida de prevenção a disseminação do novo Coronavírus”, salientou o secretário de Governo, Ricardo Pinheiro.

Máscaras de proteção

O Ministério da Saúde tem orientado à população a utilização de máscaras caseiras como barreiras na propagação da doença:

  • A máscara é individual e não pode ser dividida com ninguém, nem com mãe, filho, irmão, marido, esposa;
  • A máscara pode ser usada por duas horas ou até ficar úmida. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha mais de uma máscara de pano;
  • A máscara serve de barreira física ao vírus. Por isso, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano;
  • Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar;
  • Evite tocar na máscara, e ao colocar e retirar, higienize bem as mãos com água e sabão ou com álcool 70%;
  • Para colocar e retirar a máscara segure sempre pelo elástico;
  • Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária. Deixe de molho por cerca de 30 minutos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui