Pré-concepção: a ciência dos nutrientes e seu impacto nas gerações futuras

Foto: Divulgação Sandra Seitama

Com linguagem fácil, o Puravida PRIME auxilia as pessoas que querem ganhar vitalidade e transformação através do conhecimento, com acesso aos conteúdos de forma rápida e ágil. O serviço de streaming permite acesso a centenas de conteúdos que podem ajudar quem deseja melhorar, por exemplo, alguma questão relacionada à falta de disposição, começando a entender como funciona a saúde fisiológica para depois equilibrar outros importantes pilares do corpo e da mente que são a base para a sustentação.

Entre os temas abordados, um deles fala especificamente sobre a saúde dos pais antes da concepção, que é uma influência subestimada e que tem potencial de influenciar as futuras gerações, afetando não só a saúde imediata do bebê, mas também a dos netos. A nutricionista especializada em nutrição funcional e professora do Puravida PRIME, Débora Valadão, traz à tona insights valiosos sobre este tema.

Obesidade e falta de vitaminas influenciam na saúde do futuro bebê 

Um dos fatores mais evidentes que ressoam na saúde dos descendentes é a obesidade. Estudos contemporâneos mostram que o excesso de peso no período pré-concepcional tem implicações na fecundidade – a probabilidade média de concepção por ciclo. Além disso, a obesidade pode desencadear alterações metabólicas e inflamatórias, afetando a função placentária e a expressão gênica durante a gravidez.

Outro dado alarmante é que mulheres com sobrepeso ou obesidade tendem a ter níveis insuficientes de vitamina D e cálcio. Ambos os nutrientes são cruciais para o crescimento fetal, evidenciando assim a necessidade de adequação do peso antes da concepção.

No entanto, o peso saudável é apenas uma peça do quebra-cabeça. A professora do Puravida PRIME ressalta a importância de um equilíbrio nutricional adequado, mencionando uma pesquisa que associa o consumo de frutas, verduras e antioxidantes como betacaroteno, licopeno e luteína a um risco reduzido de malformações no bebê.

O foco é então direcionado para seis nutrientes-chave:

  1. Vitamina B12: essencial para o metabolismo do folato, tem um papel crítico na modulação de várias reações durante a gestação. Mulheres que suplementam com vitamina B12 antes da concepção tendem a manter níveis ideais durante a gravidez. Mais impressionante ainda, estudos indicam que seus filhos podem ter vantagens no neurodesenvolvimento até os dois anos de idade.
  2. Vitamina D: além de sua relação com a produção de progesterona, a vitamina D afeta o desenvolvimento da placenta e a programação fetal, com repercussões potenciais na predisposição da criança a asma, alergias alimentares e excesso de peso.
  3. Ômega 3: a pesquisa sugere uma forte relação entre o equilíbrio de ômega 3 e ômega 6 e a capacidade de conceber. Mulheres que tomam suplementos de ômega 3 têm chances significativamente melhores de engravidar.
  4. Zinco: este mineral é crucial para o crescimento e desenvolvimento dos folículos ovarianos, bem como a maturação do óvulo. A deficiência, mesmo em curtos períodos, pode ter consequências epigenéticas.
  5. Mio-Inositol: conhecido por influenciar o hormônio FSH, o mio-inositol tem potencial para otimizar a qualidade do óvulo em mulheres com pré-diabetes ou histórico de diabetes gestacional.
  6. Coenzima Q10: fundamental para a energia mitocondrial, essa coenzima desempenha um papel vital no funcionamento dos ovários, com implicações na produção hormonal e na ovulação.

Para democratizar o acesso às informações, essa aula pode ser assistida de forma gratuita durante o período de degustação disponibilizado para novos assinantes do Puravida PRIME. Depois disso, o usuário decide se deseja continuar com a opção de assinar o conteúdo anualmente. Mais informações podem ser obtidas em: https://app.puravidaprime.com.br/.

Sobre a Puravida:
A Puravida é uma empresa brasileira de produtos naturais, que nasceu com o propósito de facilitar um estilo de vida saudável e a prática do cuidado da saúde como um projeto de longo prazo. O portfólio da Puravida é composto por mais de 200 produtos obtidos de maneira sustentável, entre alimentos naturais, suplementos concentrados e nutrientes fundamentais para que qualquer pessoa, mesmo a mais ocupada, possa introduzir qualidade em sua nutrição, rituais diários e cuidados pessoais.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui