Prefeita Marli comemora o ritmo acelerado de obras em Pinhais

Foto: Roberto Dziura

Mesmo com os impactos causados pela pandemia, as obras continuaram normalmente no município resultando em avanços e realizações importantes

O surgimento da pandemia provocou uma situação inédita para as cidades brasileiras, afetando fortemente a questão econômica, e consequentemente, impactando a arrecadação dos municípios. Apesar das dificuldades econômicas enfrentadas no período e a necessidade de priorizar a área da saúde, Pinhais seguiu mantendo os investimentos em obras públicas.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras Públicas (Semop), trabalha para a concretização de importantes obras, projetos e ações em diferentes áreas, transformando a infraestrutura do município e proporcionando maior qualidade de vida para a população.

Mesmo com um cenário desafiador para as administrações públicas, em Pinhais, os trabalhos continuaram normalmente e resultaram em avanços e realizações importantes. “A pandemia do novo Coronavírus causou problemas sérios para os municípios do país. No entanto, aqui em Pinhais, graças ao nosso planejamento, organização, e ao empenho e dedicação dos servidores, tivemos condições de amenizar as dificuldades. Desde o início demos atenção especial à saúde das pessoas, mas claro, sem esquecer as demais áreas. No setor de obras públicas, mantivemos o ritmo de trabalho pavimentando ruas, construindo calçadas, ciclovias, escolas, unidades de saúde e outras obras em diversos pontos do município para atender cada bairro e pensando nos moradores. A situação provocada pela pandemia foi bastante complexa, mas vendo a quantidade de obras realizadas e aquelas em andamento na cidade, com satisfação digo que superamos os obstáculos e que teremos muito mais para fazer, afinal o trabalho não para em Pinhais”, afirmou a prefeita Marli Paulino.

A lista de obras realizadas de janeiro a julho deste ano é expressiva. Acompanhe a seguir os resultados do trabalho promovido no período:

Vias revitalizadas e pavimentadas

Foto: Roberto Dziura

Essa é uma ação que aconteceu em vias de grande relevância para o município. Um trabalho completo que executa a revisão no sistema de drenagem, retirada da atual pavimentação para colocação de uma nova, além de implantação de recuo, estacionamento, iluminação em LED, calçada, paisagismo e nova iluminação. Esse tipo de obra foi promovido na Rua Paranapanema (Weissópolis), na marginal da Rodovia João Leopoldo Jacomel (Pineville), e está em andamento na Rua Manoel Bandeira (Vargem Grande).

Além destas, várias ruas receberam nova pavimentação e melhorias: Altônia (Emiliano Perneta), Austrália (Centro), Austrália (Centro), Bernardo Oziski (Pineville), das Acácias (J. Karla), Das Laranjeiras (J. Karla), Getúlio Vargas (J. Amélia), Jeronimo Batista (Estância Pinhais), Jerônimo Busato Filho (Estância Pinhais), João Mendes Batista (Maria Antonieta), Pau Brasil (J. Karla), Primeiro de Maio (Centro), Selvino Gomes Nogueira (Alto Tarumã) e Vereador Claudinez Reginaldo (Pineville).

Calçadas

Foto: Roberto Dziura

Pinhais desenvolveu uma tecnologia própria para construção de calçadas, chamada de calçada ecológica. O material usado é o concreto poroso, que é permeável e não acumula água em dias de chuva. Esse tipo de calçada tem um custo similar às tradicionais e requer pouca manutenção. Com um amplo programa de calçamento, o maior de sua história, o município tem realizado as obras em diversas vias: Adalberto de Andrade (Maria Antonieta), Afonso Pena (J. Amélia), Alto Paraná (Emiliano Perneta), Getúlio Vargas (J. Amélia), Humberto de Alencar Castelo Branco (Jardim Amélia), Rio Solimões (Weissópolis) e Rua Etiópia (Centro).

Nova Unidade de Saúde

Foto: Roberto Dziura

O bairro Atuba ganhará uma nova Unidade de Saúde. Com 580 m² de área construída, o espaço contará com cinco consultórios, farmácia, sala de odontologia, escovário, salas para curativo, para aplicação de vacinas, triagem, armazenado e coleta de sangue. A Unidade está localizada entre a Av. Jacob Macanhan e as Ruas Crescêncio Batista e Manoel Lucas Evangelista Neto.

Investimento na Educação

Foto: Roberto Dziura

Para melhorar ainda mais a educação do município, que é referência no estado, investimentos são realizados no setor. No bairro Weissópolis, está sendo construído o CMEI Vinicius de Moraes que ampliará o número de crianças atendidas. Já a Escola José Brunetti Gugelmin (Pineville) passou por reformas e ampliação, assim como as Escolas Clementina Cruz (Estância Pinhais) e Elis de Fátima Zem que receberam uma série de melhorias em suas estruturas.

Mais um investimento importante é a construção da nova sede da Escola Maria Capellari, no Maria Antonieta. Com o projeto já finalizado, agora está em andamento a etapa da licitação e a previsão é que o início da construção da unidade de ensino aconteça neste segundo semestre. O novo espaço educacional terá aproximadamente 3600 m² e tem um custo de 8 milhões de reais.

Melhorias no Trânsito

Foto: Roberto Dziura

Com o crescimento da cidade, intervenções na área do trânsito são necessárias. Para atender a solicitação de moradores da região do bairro Atuba, que tinham dificuldades para entrar em Curitiba, pelo Bairro Alto, depois da construção da nova Trincheira do Atuba, uma nova via de acesso foi criada para melhorar e facilitar o trânsito na região.

Outra ação importante é a criação de um novo binário que ligará a região central com os bairros Vargem Grande e Weissópolis. Com o alargamento em um trecho da Av. Ayrton Senna, um novo cruzamento será criado na linha férrea ligando a Rua Cairo a Rua Manoel Bandeira.

Mais uma obra de grande valor para a cidade é a duplicação da Avenida Maringá. A via que é uma das principais do município está com os trabalhos em andamento, sendo divididas em duas etapas. Em uma delas entre as ruas Umuarama, na Praça Ayrton Senna, até a Eurípedes Morais e Silva, e a outra, até a Estrada da Graciosa. Além da duplicação e nova pavimentação, a avenida será contemplada com drenagem, estacionamento, calçada para pedestre, ciclovia, iluminação em Led e paisagismo.

Cuidado com o Meio Ambiente

Foto: Roberto Dziura

Essa é uma questão que o município se preocupa bastante. Em prevenção às enchentes que aconteciam há alguns anos, quando ocorriam chuvas volumosas, a Secretaria de Obras executa o trabalho de limpeza dos rios constantemente. Mais uma medida que ajuda na prevenção é a construção de calçadas ecológicas que absorvem água, e também, o trabalho de drenagem.

Outra ação que favorece a preservação ambiental é a criação de parques lineares às margens dos rios. O Parque Linear do Rio Atuba, traz além do cuidado com o meio ambiente, um espaço com diversos atrativos para as pessoas, como academia ao ar livre, quadras poliesportivas, praça e ciclovia.

Qualidade de vida

Em Pinhais, diferentes obras são realizadas para proporcionar maior qualidade de vida para a população.

No Centro de Convivência do Idoso (CCI), uma piscina térmica está sendo construída, além de toda uma nova estrutura com vestiários, banheiros e demais dependências. Já o bairro Pineville, ganhará uma nova praça pública. Um espaço para atividade de lazer e convívio social com academia ao ar livre, pista de caminhada, quadras esportivas e toda arborizada.

Mais uma ação adotada por Pinhais é o investimento de iluminação com tecnologia LED em vias públicas. Gradualmente o município está substituindo as lâmpadas incandescentes por esta nova tecnologia, que tem maior durabilidade, são econômicas e possuem uma qualidade de luz melhor. Este é um trabalho crescente, e desde o início de 2021, já foi realizadas em várias ruas da cidade: Batista Ramos (Atuba), Carlos Pereira Canani (Vargem Grande), Jacarezinho (Alto Tarumã), marginal da Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel (PR-415), Renascença (Centro), Santa Fé (Emiliano Perneta) e trecho do Parque Linear às margens do Rio Atuba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui