Prefeitura de São José dos Pinhais oferece castração gratuita para cães e gatos

Foto: Divulgação

Fonte: Prefeitura de São José dos Pinhais 

Desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Programa de Controle Ético da População Canina e Felina oferece castração gratuita para cães e gatos de famílias cadastradas. O intuito é diminuir a população de animais que vivem em situação de rua no município.

O Setor de Defesa e Controle Animal já deu início às atividades do Programa nesse ano. Podem participar moradores de São José dos Pinhais, com renda familiar total de até 3 salários mínimos, que estejam inseridos no Cadastro Único. Para serem atendidos, os animais que passarão pelo procedimento devem ter entre 7 meses e 7 anos de vida.

Entre maio e dezembro de 2020, o Programa de Castração de São José dos Pinhais atendeu 1.104 animais, sendo 766 cães e 248 gatos. Além de atender às demandas de famílias cadastradas, a ação também oferece cuidados para animais resgatados ou retirados de canis clandestinos com situações de maus-tratos, e mais 12 entidades protetoras cadastradas pelo setor, que defendem a causa animal no município.

Por que castrar seu animal?

Os processos cirúrgicos do Programa são realizados por meio de clínicas veterinárias terceirizadas e o tempo de recuperação do animal castrado é de poucos dias. Além de controlar a reprodução, o processo melhora a qualidade e aumenta o tempo de vida dos animais; reduz o risco de doenças como câncer de mama; diminui as fugas e brigas causadas pelo cio, etc.

Para realizar o cadastro e esclarecer dúvidas, basta entrar em contato com a Secretaria:

SEMMA – Setor de Defesa e Controle Animal

Endereço: Rua Senador Souza Naves, 420, Centro

Telefone: 3383-1313 – Ramal 108

E-mail: defesa.animal@sjp.pr.gov.br (Assunto: Castração)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui