Primeira edição do Projeto Trilhas Literárias é realizado em Pinhais

projeto
Foto: Divulgação

No sábado, 14, foi realizada em Pinhais, no Bosque Bordignon, a primeira edição do Projeto Trilhas Literárias. Durante todo o dia, crianças puderam participar das atividades propostas e entrar em contato com o mundo da leitura, literatura e ter acesso a livros e histórias.

“Este primeiro encontro inaugural do Trilhas foi uma experiência muito valiosa, pois, oportunizou o primeiro contato da comunidade com as ações oferecidas. Aliás, a comunidade foi muito receptiva à ideia e garantiu voltar nas próximas edições”, conta Elaine Biss, uma das idealizadoras do projeto.

Para Luis Armando Andreolli, também idealizador do projeto, a estreia do Trilhas Literárias foi recompensadora. “Ver o sorriso e a alegria da comunidade nas ações oferecidas pelo projeto, foi gratificante”, contou.

O Bosque Bordignon, local escolhido para abrigar o projeto, foi transformado em um espaço lúdico, com contação de histórias, mediação de leitura e acesso a um acervo literário diversificado. Na trilha literária, um cantinho especial em meio às árvores do bosque, famílias se divertiam nas redes de balanço, enquanto as crianças aproveitavam dos livros que estavam à disposição.

Para Edison Benção, que levou sua filha para aproveitar as atividades, esse é um momento que poderia ter sempre no Bosque. “Traz lazer, traz a família mais próxima dos filhos, os pais não ficam tanto nos celulares e acabam compartilhando mais esse momento de lazer. E é isso que o Trilhas faz, traz a união da família”, salientou.

A contação de história também atraiu o público, que se encantou com a Pretinha de Neve, que trouxe uma história diferenciada e atraiu a atenção das crianças e também dos adultos. “Eu gostei muito das brincadeiras, gostei das histórias, principalmente sobre a África, vamos voltar, porque aqui é muito legal”, contou André Guilherme.

Já no bate papo com escritores, a convidada desta primeira edição, Ana Rapha Nunes, indicada ao prêmio Jabuti, o maior da literatura brasileira, contou sobre sua trajetória e tirou algumas dúvidas das crianças sobre como é a experiência de escrever um livro. “Achei incrível o Trilhas Literárias, de você trazer a literatura pra perto das pessoas, das crianças. Usar um espaço público como um bosque e colocar contação de histórias, livros, bate papo com autor, é aproximar os livros da sociedade. A gente precisa de iniciativas assim, uma sociedade como a nossa que não tem o hábito de leitura, precisa de projetos como esse que incentivam e estimulam a literatura”, salientou Ana Rapha.

Projeto
Foto: Divulgação

O Projeto

O projeto aprovado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná – PROFICE, do Governo do Estado do Paraná, conta com o apoio e incentivo fiscal da empresa Copel e parceria da Prefeitura de Pinhais, e neste sentido nesta edição recebeu também os alunos do Infantil V, acompanhados de seus familiares, da Escola Municipal Candido Portinari, para a formatura da turma.

Os encontros acontecerão um sábado por mês, até julho de 2020.

Serviço

A próxima edição do projeto Trilhas Literárias acontece em 25 de janeiro de 2020, das 9h às 17h no Bosque Bordignon, na Rua Enedina Irael da Rosa, s/n Alto Tarumã – Pinhais/PR.

 

**

 Via: Trilhas Literarias 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui