São José dos Pinhais adere ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Foto: Divulgação SJP

Nesta terça-feira (09), a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, assinou o Termo de Adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Este compromisso representa um avanço crucial na ampliação das políticas públicas voltadas para a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).

A adesão ao Sisan abre portas para diversas iniciativas que visam combater a fome, promover uma alimentação saudável e garantir o acesso a alimentos para aqueles em situação de vulnerabilidade social. Entre as ações destacadas estão o acesso facilitado ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que possibilita a compra direta de produtos da agricultura familiar local, bem como a implementação de hortas urbanas e a criação de equipamentos públicos de SAN, como bancos de alimentos e restaurantes populares.

Além disso, a adesão ao Sisan confere ao município prioridade no acesso a recursos disponibilizados tanto pelo Governo do Estado do Paraná quanto pelo Governo Federal, fortalecendo assim a capacidade de implementação e manutenção das políticas de Segurança Alimentar e Nutricional.

Para alcançar este importante marco, foram necessários três anos de trabalho incansável. Entre as etapas, destaca-se a criação da Lei Municipal do Sisan, dos regulamentos para o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) e a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), a realização da Conferência de SAN e a manutenção do COMSEA em funcionamento, com 24 conselheiros titulares, conforme estabelecido pela Lei Municipal n.º 1.942 de 20 de março de 2012.

No encontro, realizado no gabinete da prefeita, estiveram presentes: a secretária municipal de Assistência Social e presidente da Caisan/SJP, Jéssica Malaquias; da nutricionista Técnica do Departamento se Segurança Alimentar em Curitiba e Região Metropolitana, Anatolli Brusamolin; do chefe do NR de Curitiba e Região Metropolitana da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado e secretário executivo da Caisan Estadual, Valdemir Batista Veloso Neto e da nutricionista da Secretaria Municipal de Assistência Social e membra da Caisan/SJP, Karla Dias Bertolini.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui