Segurança de boca calada

Foto: Divulgação

O Paraná não tem mais problemas na Segurança Pública?

Tem, e como tem!

Mas porque de alguns anos para cá, deixamos de ver os nossos representantes da Segurança se omitirem e se calarem quando procurados para dar explicações à população.

Os que estão falando são os policiais que atuam nas ocorrências. Eles podem e devem falar, mas o correto é que os comandantes falem, até para proteger e preservar os policiais e para que a população saiba quem é o responsável pela segurança da região onde mora ou trabalha.

E falo com por experiência própria, pois quando fui Comandante do Policiamento da Capital e da Região Metropolitana, antigo CPC, sempre falei, pois como comandante sempre entendi que a responsabilidade da segurança era minha e que se alguém devia dar explicações ou satisfação à população, tinha que ser eu, pela função que exercia.

O que mudou?

Falando pela Corporação a qual pertenço, Polícia Militar, o que ocorreu foi que no último governo, com o discurso de valorizar a atuação dos comandantes, criaram uma gratificação, mas apenas para algumas funções, ou seja, criaram uma separação, onde há coronéis de 1ª, com gratificação e coronéis de 2 ª, sem gratificação (e diga-se que a gratificação é muito boa) .

Na pratica o governo colocou os comandantes numa situação incomoda, onde ou se calam e fazem tudo que o governo quer, ou perdem a função e consequentemente a gratificação, resumindo, colocaram cabresto nos comandantes, e como a regra do jogo é essa, os comandantes seguem a regra.

E na Polícia Civil, não tenho conhecimento, mas deve ter algo semelhante.

Infelizmente a população é quem está pagando a conta, pois como disse na última coluna, SEGURANÇA SEM REPRESENTANTE, na nossa Segurança Pública, a população nem sabe quem é o seu Secretário da Segurança, e na prática só vê os Coronéis quando aparecem em solenidades ou eventos onde sua aparição não irá comprometer sua função.

E nem sei se nosso Governador que está fazendo uma boa gestão tem ciência disso, ou está sendo mal assessorado, mas que algo deve ser feito, deve!

E nunca esqueçam que PREVENIR é sempre a melhor opção.

Para mais informações ou sugestões de pauta, encaminhe seu e-mail para coronelcosta181@gmail.com

**

Cel Costa Filho
Cel Costa FilhoEspecialista em Segurança, colaborador do Portal VRNews. Assina coluna toda terça-feira. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade do autor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui