Seixas Peixoto abre exposição “A Cidade… o Poeta e o Artista” em São José dos Pinhais

Abertura da exposição "A Cidade... o Poeta e o Artista” do artista plástico português Seixas Peixoto

Por Redação

O artista plástico português Seixas Peixoto abriu nesta quarta-feira (07/12) a exposição “A Cidade… o Poeta e o Artista”, no Galeria de Artes da Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais. A mostra é uma realização do Comitê de Geminações Leopoldo Scherner, que celebra 25 anos, e da Prefeitura da cidade.

Fotos VR News

Estiveram presentes a prefeita Nina Singer, o secretário de Cultura Marcelo Dal Negro, autoridades, artistas e convidados.

Sobre o artista
Seixas Peixoto nasceu na cidade do Porto, em 1960. Desenvolveu áreas tão variadas como a arquitetura, o design de moda e a publicidade, optando definitivamente pela pintura e escultura. Foi professor de desenho e fez várias incursões na área da expressão plástica nas escolas de primeiro e segundo ciclos do ensino básico, em Portugal, Açores, Madeira, Brasil e Cabo Verde, a que chama “Primeiras Experiências Plásticas”, com o intuito de escrever um documento sobre arte infantil.
O artista português colabora com diversas revistas e publicações de arte e cultura portuguesa. A sua obra tem sido exposta frequentemente em Portugal e outros países. Conta com mais de 150 exposições individuais e coletivas, algumas esculturas e painéis cerâmicos em espaços públicos, presença em bienais e performances de pintura onde já arrecadou alguns prêmios, contribuindo assim para enriquecer o seu curriculum.
No ano 2000 Seixas Peixoto escolheu São José dos Pinhais para inaugurar a escultura “Terra Brasilis”, quando das comemorações dos 500 anos da descoberta do Brasil, oportunidade em que recebeu da Prefeitura o troféu “Pinheiro do Paraná”.

Atualmente é professor residente da Arca Escola de Artes de Coimbra e trabalha com saúde mental. Seus alunos são portadores de esquizofrenia, bipolaridade e borderline.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui