Semana Municipal de Conscientização e Respeito

Conscientização e Respeito
Foto: Fabio Cristiano

Começou em Pinhais nesta segunda-feira (23), a I Semana Municipal de Conscientização e Respeito às Diferenças. A abertura do evento foi realizada no auditório do Centro da Juventude, no bairro Maria Antonieta. Nestes cinco dias de evento, serão realizadas várias ações para apresentar as necessidades das pessoas com deficiência, respeitando as diferenças como um todo, a fim de possibilitar maior visibilidade a este público, buscando um processo de inclusão social de qualidade.

A iniciativa é uma promoção das secretarias municipais de Assistência Social e de Educação por meio do Centro da Juventude (CJ) de Pinhais e do Centro Municipal de Atendimento Educacional especializado às deficiências sensoriais Helen Keller – Cads – aproveitando a ênfase dada ao Dia do Surdo celebrado neste mês, o evento acontece entre os dias 23 e 27 de setembro.

O auditório do Centro da Juventude ficou lotado recebendo a presença de mais de 100 pessoas. Estiveram presentes a prefeita Marli Paulino; a vice-prefeita Rosa Maria; o vereador Arnaldo do Vizinho Solidário; o chefe do escritório Regional, Coronel André Fortes; a responsável pela Comissão Intersecretarial em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Louize Mari da Rocha; representando o Centro de Atendimento às Deficiências Sensoriais, Fabíola de Almeida; e representando a secretaria de Assistência Social, Marcus Vinicius Cardoso da Silva.

O evento iniciou com apresentações culturais realizadas pelos alunos das Escolas Elis de Fátima Zem, Frei Egídio Carlotto e da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Pinhais. Na sequência, o público assistiu à palestra ministrada pela diretora da Universidade Livre para Eficiência Humana, Yvy Karla Abbade.

Além das apresentações culturais e da palestra, o público pode ver no saguão do CJ uma exposição de técnica acrílica e aquarela de pintura com os pés da artista Luisa Pohl de Almeida. A jovem tem 21 anos é natural de Curitiba e nasceu com má-formação dos membros superiores e com problemas cardíacos. A artista desde pequena aprendeu a fazer muitas coisas e atividades com os pés e desenvolveu uma habilidade incrível para a pintura. Ela falou que ficou muito feliz com ação, pois teve a oportunidade de mostrar seu trabalho, em um evento que trata de uma questão que ela atua: a inclusão. “Eu achei muito importante este evento. Temos que fazer a inclusão em nosso dia a dia, inclusive, eu luto por esta causa. Penso que precisamos levar esta conscientização para as pessoas. Fiquei muito feliz com este convite para expor minhas obras e participar, principalmente, por lutar por esta causa” afirmou Luiza.

A Semana de Conscientização e Respeito às Diferenças segue até a próxima sexta-feira. A programação completa está disponível no site da Prefeitura de Pinhais.

**

Via:Departamento de Comunicacao e Cerimonial

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui